Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Porto Alegre

Copa Internacional da Cerveja POA

Estão abertas as inscrições para a Copa Internacional da Cerveja POA. Concurso acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro.

Atenção cervejeiros! Vem aí mais uma edição do concurso Copa Internacional da Cerveja POA. A competição acontece pela terceira vez e ocupa lugar de destaque entre as 10 maiores competições de cervejas do mundo. O evento coloca a cidade de Porto Alegre no foco dos olhares cervejeiros de todos os lugares.

A Copa faz parte da programação do Festival da Cerveja de Porto Alegre e traz para a capital gaúcha profissionais cervejeiros renomados de diversas regiões e países. Eles vem para compor o grupo de juízes que avaliará as cervejas que participam do concurso.

As sessões de julgamento da competição de cervejas acontecem durante os dias 5, 6 e 7 de novembro. Os rótulos inscritos concorrerão em 28 categorias diferentes de cerveja, e serão avaliados em 5 critérios de pontuação: aroma, aparência, sabor, sensação na boca e impressões gerais.

Além de cada categoria, na Copa serão entregues premiações para as 3 melhores cervejas da competição e para a cervejaria do ano, que será eleita através do somatório de pontos que a marca obteve. No ano passado, 254 cervejarias participaram e foram mais de 1200 cervejas inscritas.

Em 2018, o bom desempenho em diversas categorias trouxe o título de Cervejaria do Ano à argentina Juguetes Perdidos. O prêmio de melhor cerveja do concurso foi para a carioca Three Monkeys I´m Sour, uma Sour Ale com adição de pitaya e goiaba. Já quero provar!

A edição da Copa deste ano chega com novidades. O uso de um software desenvolvido para otimizar todas as etapas da competição (desde a inscrição do participante, até as rodadas de avaliação e a devolução das análises às cervejarias) é uma delas. Outro ponto de destaque serão as sessões de avaliação internacionais que acontecerão previamente na Argentina e no Uruguai, como uma pré-seleção.

Sobre o cenário de cerveja artesanal no Rio Grande do Sul

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Porto Alegre possui atualmente 35 fábricas de cervejas e em todo estado são 220 fábricas ativas. Estima-se também que pelo 60 cervejarias ciganas* atuam em Porto Alegre, totalizando em torno de 100 marcas produzidas na capital. Já em todo o Rio Grande do Sul estima-se que existem 500 marcas de cervejas artesanais produzidas.

As inscrições para a Copa estão abertas e encerram no dia 27 de outubro. Para inscreverem seus rótulos na competição, as cervejarias devem acessar o portal: https://beerawardsplatform.com/copa-internacional-da-cerveja-poa-2019

Confira abaixo o vídeo da edição 2018 da Copa Internacional da Cerveja POA:

*Ciganas são cervejarias sem fábrica, que alugam capacidade produtiva ociosa de outras cervejarias.

— — —

Aqui tem um post bem antigo sobre festivais de cerveja aqui na Bélgica para quem se interessa pelo assunto, mas surgiram vários novos depois desse post e vou fazer uma versão atualizada em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.