Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Tortas, Vegetariana

Cooking with Beer: Tarte Tatin de Cebola com cerveja Saison The One

Clássico Tarte Tatin à L’Oignon preparado com a saison da Brasserie Atrium.

Terceira receita da serie Cooking with Beer é uma Tarte Tatin de Cebola Caramelizada com cerveja saison da Brasserie Atrium. A The One conferiu ao prato um sabor todo especial, opção vegetariana e que merece entrar no seu repertório.

Nesta receita indico também o preparo da massa para este tipo de torta – a pâte brisée – mas se você encontrar pronta, pode usar também. Recomendo o uso de uma frigideira ou panela de fundo grosso que possa ser levada ao forno para montar a torta. Bon appetit!

Tarte Tatin de Cebola Caramelizada Saison The One

Ingredientes

  • 6 cebolas brancas de tamanho médio;
  • 1/2 de xícara de caldo de carne;
  • 200 g de farinha de trigo;
  • 200 g de manteiga;
  • 100 ml de cerveja saison The One;
  • Tomilho fresco;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • Sal e pimenta branca;
  • 1 ovo;
  • 4 colheres de maple syrop ou mel;
  • 100 g de queijo gorgonzola.

Modo de preparo

Preparo da massa: misture a farinha com algumas folhinhas de tomilho, o açúcar e uma pitada de sal. Junte 100 g de manteiga aos pedaços e faça uma farofa usando apenas as pontas dos dedos (na batedeira, apenas adicione a farinha e a manteiga e bata em velocidade baixa até virar farofa). Adicione um ovo e 50 ml de água gelada.

Assim que formar uma massa lisa e uniforme, embrulhe em plástico filme e deixe descansando na geladeira por 1h.

Preparo das cebolas: corte uma das cebolas em tiras finas e refogue com um pouco de manteiga, um ramo de tomilho e o dente de alho descascado. Este preparo é para fazer uma base para a tarte tatin. Refogue até que esteja translúcida e adicione o caldo de carne. Cozinhe até evaporar o líquido, em fogo médio e desligue

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Descasque as outras cebolas e corte-as em 4 partes iguais, na horizontal. Derreta um pouco de manteiga, adicione as cebolas, metade do maple syrop e doure por cerca de 8 minutos. A quantidade de cebolas vai depender do tamanho da frigideira/panela que você utilizar.

Depois desse período, vire as cebolas e adicione o restante do maple syrop, além de pitadas de sal e pimenta. Coloque então a cerveja e cozinhe até reduzir e quando o fundo da frigideira estiver caramelizado. Desligue e deixe esfriar enquanto espicha a massa brisée.

A massa deve ter mais ou menos 4 mm. Coloque a cebola que foi picada e refogada em separado para preencher os espaços entre as rodelas de cebola que deixarão a sua tarte tatin bem bonita. É uma torta invertida, então lembre de deixar o fundo da frigideira bem arrumadinho, para ficar bonita na hora de remover da frigideira. Coloque a massa sobre as cebolas e leve ao forno para assar por 40 min.

Quando retirar do forno, espere alguns minutos antes de desenformar. Retire da frigideira colocando um prato sobre ela e virando a frigideira para o outro lado (a massa ficam embaixo). Adicione o queijo gorgonzola por cima da cebola aos pedaços enquanto ainda estiver quente. O contraste do doce da cebola com o queijo combinam incrivelmente com uma cerveja do tipo saison, como é a The One da Cervejaria Atrium.

— — —

Sobre a cerveja The One

De cor dourada e com espuma branca. Seca, com aromas complexos e de especiarias. É possível sentir notas de semente de coentro, pimenta branca, pimenta preta, cravo, finalizando com notas frutadas.

— — —

Para conferir as outras receitas da serie, basta seguir a tag Cooking With Beer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.