Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Cerveja, Frutos do mar, Receitas

Cooking with Beer: Paella com cerveja Wit Clémentine

Receita de Paella com cerveja Clémentine, combinação perfeita de frutos do mar com bebida de sabor cítrico.

A ideia para esta receita veio da própria Paula da Brasserie Atrium, quando conversamos sobre a serie Cooking with Beer. E eu adorei, por isso tratei de caprichar para agradar o paladar dessa amiga querida e que é também uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Clémentine. E de todas as cervejas incríveis deles!

Não vou negar que amo paella e muito menos que essa é uma das minhas cervejas favoritas da Atrium. E é bem por isso que ela está aparecendo nessa serie pela segunda vez. Não é uma receita clássica do prato tradicional espanhol, mas tentei seguir os passos indicados nas muitas receitas de arroces que tem no livro que comprei na Espanha.

Também não usei a panela apropriada (uma paellera), mas uma wok com a qual eu consigo obter o socarrat (esta crosta de arroz caramelizada que se forma no fundo da panela). Se puder usar uma frigideira de ferro, melhor! Esta minha de teflon nem sempre forma um socarrat crocante. Quantidade para servir duas pessoas.

Paella de Frutos do Mar com Cerveja Wit Clémentine

Ingredientes

  • 600 g de frutos do mar de sua preferência (eu usei camarão, vieiras e mini lulas, nada com concha);
  • 3/4 de xícara de arroz bomba (especial para paella);
  • 330 ml de cerveja Wit Clémentine;
  • 1 cebola média;
  • Açafrão;
  • 1 limão (opcional);
  • 1 bergamota;
  • Alho picado a gosto;
  • 2 tomates;
  • 1 pimentão;
  • Sal, pimenta e azeite;
  • Salsinha picada para finalizar.

Modo de preparo

Primeiro passo (que eu pelo menos sempre faço) é limpar e dourar os frutos do mar em um pouco de azeite, (coisa de dois minutos, não precisa cozinhar completamente) na mesma panela onde a paella vai ser preparada. Depois de dourar, tire da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira (ou wok), prepare o sofrito (refogado base do sabor da paella): corte a cebola, o pimentão e os tomates em cubinhos. Coloque um pouco de azeite e refogue em fogo baixo primeiro a cebola e quando esta estiver cozida, adicione o alho e refogue por mais dois minutos.

Adicione então o pimentão, misture bem e por fim, o tomate picado. Se puder descascar e remover as sementes, fica melhor! Já tempere com um pouco de sal e pimenta. Refogue bem por pelo menos mais 10 min. em fogo baixo. Adicione o arroz, misture bem, adicione um pouquinho de açafrão e comece o cozimento, colocando a cerveja.

Tampe a frigideira e quando o líquido evaporar, comece a adicionar água quente aos poucos, enquanto o arroz vai cozinhando. Sempre coloque um pouco de água e espere evaporar antes de colocar mais (sem mexer, sempre em fogo baixo), para que a paella fique sequinha (não é cremosa como o risotto).

Quando achar que estiver quase no ponto, adicione os frutos do mar e misture apenas com a camada superior do arroz e tampe novamente, para aquecer e completar o cozimento dos frutos do mar. Para realçar o sabor da paella, substitua a última água pelo suco de uma bergamota (e do limão também, caso goste). Ajuste sal e pimenta e antes de desligar, nos últimos 3 min. aumente o fogo para médio ou quase alto, para que o fundo caramelize e forme o socarrat.

Finalize com salsinha picada (se gosta, mas não é essencial) e sirva quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.