Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas

Conversas à Mesa 9

Novidades variadas em mais uma edição do Conversas à Mesa!

Feliz em voltar com mais uma edição do Conversas à Mesa com novidades, principalmente para quem gosta de chocolate e cerveja – bem à moda belga! E volto bem feliz por tem tido uma semana muito produtiva.

Então vamos ao que interessa? Seguem abaixo as notícias e novidades da semana!

Conversas à Mesa 9

  • Cacau genuinamente europeu

O cacaueiro é uma planta nativa da Amazônia, cultivada pela primeira vez pelos olmecas , na costa sul do Golfo do México, há cerca de 3.500 anos. Os primeiros europeus que tiveram conhecimento de sua existência foram provavelmente a tripulação da quarta viagem de Cristóvão Colombo, em 1502, que levou os primeiros grãos de cacau à Espanha. 

Em menos de um século, a bebida que foi feita a partir destes grãos, o chocolate, tornou-se favorita na alta burguesia europeia. Mas, apesar do idílio dos europeus com o doce, ninguém conseguiu plantar cacau no continente. Até agora.

Instituto de Horticultura Subtropical e Mediterrânea “La Mayora” , localizado na cidade de Algarrobo em Málaga na Espanha, está cultivando com sucesso cacaueiros na estufa e, se tudo correr bem, eles podem ter frutos maduros já no próximo ano.

— — —

  • Semana produtiva

Começo esta semana muito contente que consegui postar todos os dias esta semana. Você viu? Tem duas receitas simples, dica de Outlet na Holanda para seguir com nossa viagem pelo país e infos de uma competição de cerveja no Brasil. Confira!

— — —

  • Testes de comidas

Esta semana também segui com testes na cozinha, mas não muitos, uma vez que tenho escrito mais, sobra menos tempo para cozinhar! O bom é que tenho muito conteúdo para postar, principalmente o que é minha especialidade: receitas fáceis e simples, para quem não tem lá muito tempo.

Um dos testes culinários da semana!

— — —

  • Dam Sum

Mas esta semana também foi para provar um restaurante que, apesar de não ser novidade em Bruxelas, eu ainda não conhecia. É um restaurante de comida chinesa, especializado em dim sum, os dumplings asiáticos (também conhecidos como gyoza, cuja receita antiga do blog você confere aqui e faz o maior sucesso).

Gostei muito, logo postarei sobre ele aqui, mas acabamos pedindo muita comida (pelo menos para nossos padrões).

— — —

  • Novo bar em Bruxelas

E sexta-feira foi dia de conhecer uma das novidades para quem gosta de craft beer em Bruxelas, o bar do Beergium. A loja especializada no ramo agora tem um bar com 25 torneiras e realizou no último final de semana uma abertura teste, mas vem com tudo na próxima sexta-feira!

Para quem quer saber mais sobre o bar, aqui segue o link da página deles no Facebook. Ele fica meio afastado do centro da cidade, mas reitero que vale à pena. Assim que estiver funcionando plenamente, faço um post – na verdade, estou em débito com posts sobre bares e restaurantes daqui!

— — —

  • Gents Bierfestival

Este final de semana estivemos pela quinta vez no Gents Bierfestival, festival pequeno de Gent, mas um dos mais agradáveis da Bélgica. Celebrando sua décima edição, funciona em um esquema diferente dos demais aqui da Bélgica: ao invés das cervejarias, somente as cervejas vem para o evento, e são servidas/distribuídas a partir de bares temáticos. Fica a recomendação!

— — —

  • Mechelen

Domingo foi para dar uma voltinha em uma cidade próxima de Bruxelas aqui na Bélgica que por incrível que pareça, ainda não conhecíamos. Circulamos brevemente pelo centro da cidade, mas como as atrações turísticas estavam fechando, fomos para um bar (meio óbvio quando se trata de nós!). Lá conversamos com um casal de belgas que nos deu algumas dicas de visita à cidade, e em breve pretendemos voltar!

— — —

Para ver as outras edições do Conversas à Mesa, acesse este link aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.