Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Conhecendo a Maison da Cerveja Leffe

Conheça a Maison Leffe, casa onde é possível conhecer a história de uma das mais antigas cervejarias da Bélgica em Dinant.

Maison Leffe - Receita de Viagem

Em nossa visita a Dinant em julho passado (veja mais neste post aqui) aproveitamos para conhecer a Maison Leffe. A cerveja Leffe é uma das mais tradicionais da Bélgica, e conta com este recém inaugurado museu interativo, lotado no mesmo prédio de um hotel e restaurante.

Há quem afirme que não vale a pena a visita, mas recomendo para quem tem tempo de visitar também a cidade – umas duas horas são suficientes. Ir até Dinant, apenas para visitar a Maison, pode ser um pouco frustrante (e você ainda deixa de passear por uma cidade de contos de fadas!

Por isso indico que antes de reservar hotel, comprar passagens e programar tudo, entre em contato e confirme horários e dias de funcionamento. Além de visitar a exposição interativa, há uma espécie de bar onde é possível degustar cervejas e um belo restaurante, com pratos bem elaborados e harmonizados com a cerveja da casa. Não provamos as comidas, mas sei que é possível.

Ao contrário do que se imagina, a cerveja Leffe não é feita no local onde fica seu museu e sua fábrica não pode ser visitada. No prédio lindo, duas salas amplas que antes abrigavam uma capela de lindos vitrais, foram muito bem estruturados para receber vídeos que contam a história da cerveja tradicional de Dinant. Cada cerveja fabricada pela Leffe é descrita, com as devidas indicações de harmonização.

Foi somente neste momento, depois de visitar os principais pontos da cidade, que percebemos como a história da cerveja Leffe está ligada a cidade de Dinant. Se você gostou da cidade, vale tentar encerrar o passeio com esta visita. Depois da exposição, os visitantes escolhem uma das cervejas produzidas pela marca para degustar no bar.

No alto, a Maison Leffe - Receita de Viagem

Entrada da Maison - Receita de Viagem Vitral da Igreja - Receita de Viagem Vitrais - Receita de Viagem

Degustação - Receita de Viagem Bar da Maison Leffe - Receita de Viagem

Dica só para os amigos

A Abadia de Notre-Dame de Leffe onde a cerveja era fabricada é aberta para visitas. Não visitamos internamente mas fica em uma região muito bonita da cidade, dá para chegar percorrendo a margem do rio Meuse, um caminho tão agradável que recomendo a visita. No local não é mais fabricado cerveja, mas os monges dessa abadia ainda coordenam o processo de produção de suas cervejas, para que seja mantida a sua tradição.

Porta da Abadia - Receita de Viagem Abadia de Notre-Dame de Leffe - Receita de Viagem

Abbaye Notre-Dame de Leffe - Receita de Viagem

Endereço: Place de l’Abbaye 1, B-5500 Dinant

Para visitar, consulte o site da Abbaye de Notre-Dame de Leffe.

Maison Leffe

23, Charreau des Capucins

5500 Dinant – Belgium

Fone: +32 82 22 91 91

Site: Maison Leffe

Preço: 7 euros por pessoa, com direito a visita + 1 degustação + brinde (um copo da Leffe ou uma cerveja).

Sobre a Cervejaria Leffe: a abadia de Notre-Dame de Leffe, em Dinant na Bélgica foi fundada em 1152 por uma ordem religiosa conhecida pela hospitalidade. Em 1240 os monges construíram a cervejaria, para produção de alimentos saudáveis e bebidas revigorantes. A cerveja original produzida na Leffe foi usada para combater a peste que assolava a região naquela época.

Abadia e cervejaria passaram por muitos altos e baixos em seus vários séculos de existência. Seu auge foi em 1740, quando um mestre cervejeiro de fora do mosteiro produziu uma cerveja que foi tão apreciada, que os fiéis deixaram de ir às celebrações religiosas de domingo para ficar em casa bebendo.

Durante a Revolução Francesa, a abadia e a cervejaria foram fechadas e as atividades foram retonamdas plenamente apenas em 1929. Na década de 50, as receitas de 1240 foram resgatadas e são mantidas durante a fabricação, mesmo após a aquisição da cervejaria pela AB-InBev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.