Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Conheça a cidade de Leuven, na Bélgica

Uma da principais vantagens de se viver na Europa é a oportunidade de conhecer melhor cada cantinho do Velho Mundo. Nossa empolgação pelo fato de estarmos tão perto de tantos lugares que queremos conhecer, ou que desejamos visitar novamente é tanta que mal conseguimos nos conter!

Mas é claro, ponderamos que primeiramente é necessário organizar a vida no novo país (registros, montar casa nova…) e aproveitar o que ele tem de bom, já que nos recebeu de forma tão carinhosa. E olha, a Bélgica tem muito a oferecer para quem deseja turistar por aqui!

Por isso estabelecemos que antes de viajar para outros países, vamos conhecer bem a terra das cervejas e dos gaufres. Até porque, para incentivar o turismo local, nos finais de semana as passagens de trem para qualquer lugar do país e Luxemburgo, custam a metade do preço #ficadica.

Começamos por Leuven, uma cidade universitária que estávamos considerando morar. Distante aproximadamente 30km d e Bruxelas, é a capital da província de Brabante Flamengo e tem como idioma principal o holandês. É considerada a Cidade da Cerveja, por sediar, além de muitas outras cervejarias, a Stella Artois e a Ab-Inbev.

Não visitamos todas as atrações da cidade, mas em breve visitaremos novamente (vai ter Leuven Beer Weekend em abril, veja todas as infos aqui!).

Principais atrações turísticas da cidade de Leuven na Bélgica:

Towm Hall

Town Hall, ao centro - Receita de Viagem

A câmara municipal em estilo gótico representa a riqueza vivida pelo local dos séculos XI ao XV. Neste período, Leuven foi a capital comercial do Ducado de Brabante e o prédio rico em detalhes foi construído para demonstrar o poder de seus habitantes nesta época. Fica na parte central da cidade e realmente vale a pena sentar em algum dos cafés da parte central para ficar admirando os detalhes.

As 236 estátuas da fachada só foram instaladas no prédio em 1850. São 220 imagens masculinas e 16 femininas. Estão organizados da seguinte forma: parte inferior, os cientistas e pesquisadores importantes de Leuven; acima, artistas e figuras históricas; depois santos e padroeiros da cidade; por fim, condes e duques.

Groot Beginjnhof

Groot em Leuven - Receita de Viagem

Essa vila medieval (data do século XIII a sua fundação!) serviu por mais de três séculos de moradia para mulheres e religiosas, que não seguiam nenhuma ordem específica. Atualmente, este patrimônio histórico serve de residência, em sua maioria, para estudantes universitários.

Igreja em Groot - Receita de Viagem

Saint Peter’s Church

Réplica da Igreja de São Pedro, em Leuven - Receita de Viagem

Esta é a igreja mais antiga de Leuven e tivemos a sorte de acompanhar parte do ensaio do coral duranta a nossa visita (postei vídeo no instagram, se não me segue, veja aqui!). A data provável da construção da primeira igreja no local remota ao ano de 986.

The Library

Biblioteca de Leuven - Receita de Viagem

Visitamos apenas a fachada da Biblioteca Universitária, pois a parte interna já estava fechada para visitação. Mesmo assim, percebemos pelo menos um hall de entrada explêndido.

A construção foi destruída em parte durante a 1ª Guerra Mundial (em 25 de agosto de 1914). Um incêndio destruiu mais de 230 mil livros, incluindo manuscritos importantíssimos dos períodos góticos e renascentistas. Este incêndio chocou o mundo.

Em maio de 1940, em ofensiva alemã à cidade durante a 2ª Guerra Mundial, a biblioteca foi novamente incendiada, e desta feita, perderam-se aproximadamente 1 milhão de livros.

Saiba mais: a cidade tem um passado remoto relacionado com o período de invasões Vikings. Se quiser saber mais, leia este belíssimo post do História e Viagem!

Em tempo: saiba que a cidade possui um aplicativo grátis para quem vai turistar na cidade, que funciona off line. Chama-se Leuven Walk e está disponível no iTunes App Store e Google Play Store.

5 thoughts on “Conheça a cidade de Leuven, na Bélgica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.