Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Como preparar Peito de Pato

Seguindo com a lista dos clássicos franceses, hoje é dia de Magret de Canard! Conheça todos os truques e dicas de acompanhamento para preparar o Peito de Pato perfeito!

Peito de pato - Receita de Viagem

Uma das maiores estrelas da culinária francesa, a carne de pato ainda é muito pouco consumida pelos brasileiros. Para se ter uma ideia, enquanto a média de consumo anual no Brasil é de 21g, na Europa a média é de 2kg. A oferta também é pequena: o maior produtor brasileiro, o Villa Germânia, exporta 60% da produção. Os custos de uma criação de patos também são altos, o que faz com que esta não seja uma opção muito ambicionada pelos agricultores.

Porém o preço é certamente o maior responsável pelo consumo baixíssimo. Em uma busca rápida, é possível perceber como o preço do peito de pato no Brasil pode ser salgado. Mas acredito que vale a pena investir quando for para alguma ocasião especial – meio peito serve muito bem duas pessoas. A carne tem sabor forte e marcante, e pede acompanhamentos caprichados. Se você tiver acesso ao magret mais barato, de algum produtor menor ou familiar, melhor ainda!

Magret em Bruxelas - Receita de Viagem

Sobre a carne de pato

Ao contrário do que se pensa, devido a camada grande de gordura que a pele de pato tem, esta carne é mais digestiva e menos calórica do que o frango. É em forma natural, tão escura quanto a carne bovina, com um tom mais próximo do púrpura do que o vermelho. Mesmo assim, é caracterizada como carne branca. É rica em vitaminas e proteínas do complexo B, além de excelente fonte de ferro. Após o cozimento, é muito mais rígida e resistente do que outras carnes, e cada preparo e corte requer o uso de diferentes técnicas.

O preparo do Peito de Pato

Apesar de toda pompa, o preparo do magret não é complicado. Requer atenção mais do que qualquer coisa. Se você deseja fazer o peito de pato perfeito, basta seguir estas dicas de preparo, que não terá erro. O ponto correto do pato não é cru, é rosado. A gordura e o ponto levemente mal passado é que garantem uma carne macia, suculenta e saborosa. Se passar demais, ficará seco e duro.

Ingredientes

  • Peito de pato;
  • Sal e pimenta preta moída na hora;
  • Fio de manteiga e azeite (apenas se o magret não for muito gordo).

Modo de preparo

Com uma faca bem afiada, faça losangos na pele e gordura do pato. Não é necessário fazer esse procedimento na parte da carne. Corte com cuidado a gordura, até quase alçançar a carne.

Peito de pato temperado - Receita de Viagem

Tempere com sal e pimenta preta moída fresca. Aqueça uma frigideira. Se a camada de gordura for mais fina que um dedo, adicione um fio de azeite de oliva ou manteiga. Quando a frigideira estiver quente, coloque o magret para fritar, com a parte de gordura para baixo. mantenha uma temperatura média, não muito alta (isso garanta que a gordura não queime) e nem muito baixa (isso faz com que os sucos da carne sejam liberados e ao invés de grelhar, cozinha e fica duro).

Na medida em que a gordura da pele vai derretendo, use uma colher para regar a carne com esta mesma gordura. Assim que a mesma estiver bem dourada e derretida, vire para que doure o lado da carne. O tempo é de mais ou menos 8 minutos no total. Depende muito do tamanho do peito de pato.

Grelhando o peito de pato - Receita de Viagem

Sirva cortado em fatias da grossura de uum dedo. Se ao começar a cortar o mesmo, perceber que está muito mal passado, a ponto de dificultar o corte, leve novamente à frigideira, até que a parte interna da carne fique no ponto ideal: rosado.

Ponto do peito de pato deve ser rosado - Receita de Viagem

Acompanhamentos do Peito de Pato

Para contrapor esta carne de sabor forte e marcante, são indicados acompanhamentos com frutas e de toques adocicados, que podem estar no molho ou complementos. O mais tradicional é servir com batatas gratinadas. Alguns preparos que já fiz:

Magret com Molho de Laranja, Aspargos e Cuscuz

Magret com molho de laranja - Receita de Viagem

Magret com Molho de Frutas Vermelhas e Risoto de Brie

Magret com Risoto e Salada - Receita de Viagem

Magret com Batatas e Nectarinas Grelhadas

Magret com Batatas e Frutas Grelhadas - Receita de Viagem

Dica

Apesar de estar no fim, não é menos importante: guarde a gordura do pato! Ela serve para preparar outros alimentos, veja esta Receita de Batata Frita na Gordura de Pato.

7 thoughts on “Como preparar Peito de Pato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *