Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária

Como pelar tomates

Fazia muito tempo que queria postar sobre as duas técnicas que mais uso. Veja Como pelar tomates e faça molhos mais saborosos e saudáveis!

Como pelar tomates - Receita de Viagem

Por mais que tome um tempo extra na cozinha, não consigo mais fazer qualquer preparo quente com tomates sem remover a pele e a semente dos mesmos. Sem contar que nosso organismo não processa estes elementos.

Há quem defenda o uso de tomates pelados enlatados, assim como há quem recrimine. Independente disso, posto estas técnicas para quem gosta de sentir o sabor fresco de um molho de tomate feito na hora.

Por isso compartilho estas duas técnicas, para quem não sabe como pelar tomates! Elas são muito simples, mas totalmente necessárias para a sua rotina na cozinha.

Pelar tomates com água fervente

Reserve a quantidade de tomates que vai utilizar na receita do dia. Lave bem e faça um corte não muito profundo, na casca de cada tomate. Coloque os tomates em um recipiente onde possam ser cobertos por água.

Ferva água em quantidade suficiente para cobrir os tomates. Antes de colocar a água, coloque sal e cubra com água fervente por alguns minutos. Quanto o corte começar aumentar, remova os tomates com uma colher e escalde em água corrente da torneira.

Faça o processo com todos os tomates. A casca sairá com facilidade, basta puxar a partir das rachaduras. Corte ao meio, elimine o miolo e as sementes. Para um molho fresco e pedaçudo, corte em pedaços grandes.

Pelar tomates na boca do fogão

Separe a quantidade de tomates necessária para a receita do dia. Crave um garfo na parte do tomate onde ficava preso ao cabo e leve o mesmo para a boca do fogão acesa. Segure com cuidado, até que a casca toste e solte. Faça isso em toda superfície do tomate, com todos os tomates.

Após os esmos esfriarem, a casca poderá ser removida com facilidade e sem que se desperdice muito da polpa. Corte ao meio, remova as sementes e corte em cubos grandes, caso deseje um molho bem pedaçudo.

Descascando o tomate na boca do fogão - Receita de Viagem

Lembre-se:

– na boca do fogão é mais demorado, mas o aproveitamento da polpa é maior;

– um pouquinho de açúcar no preparo de molhos, ensopados e sopas com tomate ajudam a eliminar a acidez;

– com a prática, descarcar tomates com água quente será tão fácil quanto abrir uma lata de tomates pelados;

– prefira sempre os produtos frescos para o preparo da comida. Enlatados de massa de tomate costumam levar muitos aditivos, que são inimgos de uma alimentação saudável.

Receitas com tomates sem pele

Veja as receitas onde o tomate fresco e sem pele se mostra essencial:

Espaguete Puttanesca

Frango Basco

Abobrinha Recheada com Frango

Curry Tailandês Vermelho

Ovos no Purgatório

Molho Alla Marinara

Abobrinha Recheada com Carne

Lasanha de Berinjela

———————

E aí, gostou das alternativas? Já conhecia? Descasca de uma forma diferente? Comente abaixo ou em nossa página no Facebook!

7 thoughts on “Como pelar tomates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.