Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Como fazer Quibe Cru

Kibe Cru - Receita de Viagem

Aprendendo a caprichar mais na apresentação…

Sei que a iguaria de originário do Oriente Médio não é preferência da maioria, mas eu particularmente amo pratos preparados com carne crua bovina. O Kibe Cru (ou Quibe Cru), quando preparado com ingredientes de qualidade, é realmente excelente e é algo que só páro de comer quando acaba!

Veja como fazer Quibe Cru com as dicas que preparei abaixo. Sei que não é assim que se prepara tradicionalmente, mas quem acompanha o blog sabe que eu sou meio revoltadinha e sempre acabo fazendo do meu jeito. Quem não for dessas quando cozinhando na própria casa, que atire a primeira pedra.

Ingredientes

– 1 pacote de pão libanês pronto;

– 400 gramas de patinho ou coxão mole moído finamente no processador;

– 1/2 xícara de trigo triturado (bulgur);

– Sal e pimenta preta à gosto;

– 100ml de azeite extra virgem;

– Pasta de alho.

Modo de preparo

Deixe o trigo para kibe de molho na água conforme as instruções do pacote ou até que esteja na consistência de sua preferência. Quando estiver macio, escorra a água e reserve. Pique finamente a cebola e a salsinha. Remova qualquer gordura ou nervo existente na carne e moa no processador.

Acrescente o trigo, o sal, a pimenta e o azeite e misture bem, usando os dedos ou um garfo. Sirva com pão libanês e pasta de alho.

Trigo de molho - Receita de Viagem

Trigo de molho!

Carne moída no processador - Receita de Viagem

Carne moída no processador, depois da remoção da gordura.

Dicas:

– Não me arrisquei a fazer o pão, pois este do Baalbek – restaurante libanês de Porto Alegre, RS – é excelente e vendido nos supermercados da rede Bourbon. Se você fizer e quiser compartilhar aqui a receita, vou adorar!

– a carne pode ser a que você (ou seu bolso mais aprecia!), desde que não tenha nada de gordura ou nervo. Costumo usar o processador para essa receita por acreditar que assim a carne fica bem moidinha, como quando comemos nos restaurantes. Mas se preferir cortar ou moer de outra forma, fique à vontade!

– a maioria das receitas indicam alguns passos que discordo como não deixar o trigo de molho, apenas lavar, colocar gelo enquanto mistura os temperos e ingredientes para que fique bem homogêneo…eu faço da forma como descrevi acima por ser a indicada no pacote de trigo para kibe (da marca Yoki, se não estou enganada).

– Não gostaria de forma alguma que o trigo ficasse duro, então deixo de molho sempre bem antes de iniciar o preparo.

– Moer a carne é a última parte do processo, para evitar oxidação.

– A receita tradicional leva hortelã picada. Se quiser adicionar, fique à vontade. Eu, particularmente, nunca coloquei nem comi com hortelã.

Origem: considerado prato nacional no Líbano, na Síria e no Iraque, o quibe cru (ou kibbe nayye) é servido tradicionalmente acompanhado de licor de arak e tahine. No Líbano, o fato de uma jovem saber preparar habilmente o kibe com as mãos é motivo de festa. Além da família sentir-se abençoada, a moça já é considerada boa para casar. 

One thought on “Como fazer Quibe Cru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.