Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Ovos, Receitas

Como fazer Ovo Poché

Primeiro teste: com Salmão Defumado , Cream Cheese (no pão!), sal, pimenta branca e cebolinha.

Comentei no post anterior (se não leu, veja aqui!) que para me alimentar decentemente mesmo fazendo comida só para mim, passei a “exercitar” técnicas e receitas com ovos.

Saber fazer Ovo Poché é essencial para quem gosta de cozinhar e hoje relato minhas experiências com esta delícia que serve tanto para o café da manhã, como parte de alguma outra refeição mais leve.

Técnicas de preparo do Ovo Poché

Na trouxinha de plástico filme

Esta foi a segunda técnica que testei e a que teve mais acolhida no público aqui de casa, rsrsrs. Você vai precisar de: Barbante; Plástico filme; Azeite extra virgem; Água; 1 ovo; Frigideira ou panela de profundidade mediana; Uma xícara ou pequeno pote; 1 pinça culinária grande.

Encha a panela ou frigideira com água pela metade. Corte um pedaço de plástico filme, com dimensões de 15cm x 15cm. Coloque o filme na xícara ou potinho e adicione um pouquinho de azeite no fundo, fazendo a “caminha” que vai receber o ovo. Coloque o ovo, feche a “trouxinha” com o ovo no centro, amarrando bem com um pedaço de barbante. Confira nas fotos abaixo como fazer:

Preparando a trouxinha - Receita de Viagem

Trouxinha de ovo - Receita de Viagem

Leve a trouxinha com o ovo para a água e segure com a pinça. O cozimento demora pelo menos 7 minutos. Confira se a clara está completamente cozida antes de dar por encerrado o cozimento. Remova o ovo do plástico filme e sirva da forma que mais lhe agradar.

Cozinhando o ovo - Receita de Viagem

Cozido na trouxinha, com presunto e mostarda Dijon.

Ovo Poché - Receita de Viagem

É assim que ele fica quando cozido na trouxinha de plástico filme!

Direto na água fervente

A primeira técnica que testei foi esta de cozinhar na água. Teoricamente é bem simples e fácil, mas confesso que não é a minha favorita. Para tanto você vai precisar de: 1 panela funda; 1l de água; 2 colheres de vinagre; 1 pitada de sal; 1 ovo; 1 xícara ou pequeno pote; 1 colher ou fuê.

Coloque a água para ferver. Quando estiver quente, adicione o vinagre (de álcool ou de maçã) e o sal. Aguarde levantar fervura novamente. Enquanto isso, abra o ovo na xícara ou pequeno pote. Quando a água estiver fervendo, desligue e mexa com a colher ou fuê para formar um redemoinho. Após, adicione o ovo com cuidado bem no centro do redemoinho e tampe. Após 7 minutos, retire com uma escumadeira para que escorra a água. Ele estará pronto e com o cozimento ideal: clara bem cozida e gema bem molinha.

Cozido, com Presunto e Concasse de Tomate - Receita de Viagem

Com presunto e concassé de tomate.

Cozido, com Molho de Mostarda e Limão - Receita de Viagem

No pão tostado, com molho de mostarda Dijon, cebolinha e limão.

Não sou muito fã desta técnica pelo fato de que: sinto que ficam algumas “aparas” da clara, sinto ele meio aguado (mesmo escorrendo bem e secando com uma toalha de papel, me parece meio aguado.

– Na dúvida, teste as duas técnicas e veja qual mais agrada ao seu paladar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.