Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Molhos, Receitas, Vegetariana

Como fazer Molho de Pimentão Vermelho

Dica de molho feito com pimentão vermelho, que pode ser usado em macarrão ou outros preparos.

De preparo simples, o Molho de Pimentão Vermelho pode ser usado para uma infinidade de pratos!

Já comentei aqui e quem me segue nas redes sociais já deve ter percebido que o La Tana é o nosso restaurante italiano preferido em Bruxelas. Além de uma boa seleção de cervejas belgas e italianas, no cardápio sempre encontramos produtos frescos vindos diretamente da Itália.

E na nossa última visita, fomos surpreendidos por uma opção de macarrão com um molho muito simples e ao mesmo tempo muito saboroso. Tinha nada mais do que pasta de Pimentão Vermelho com Ricota. A foto abaixo é do prato que inspirou este post:

Mas vamos ao que interessa? Veja como fazer Molho de Pimentão Vermelho, com dicas de como usar em seus pratos e receitas.

Como Fazer Molho de Pimentão Vermelho

Você vai precisar de dois pimentões, papel alumínio e uma forma. Lave bem e seque os pimentões. Faça alguns pequenos cortes com uma faca afiada. Envolva em papel alumínio, deixando o lado mais brilhante para dentro.

Coloque para assar na temperatura máxima. A cada 15 min., confira. Quando a pele estiver se soltando, retire do forno. Coloque os pimentões em algum vasilhame que possa ser tampado e mantenha abafado. Isso fará com que a pele se solte por completo e possa descascar o mesmo com facilidade.

Quando estiver frio, remova a casca e as sementes. Para fazer o molho, bata a polpa no processador. O líquido que se solta do pimentão pode ser adicionado a esta polpa, conforme o seu gosto.

  • Para conservar na geladeira: se você não usar todo o molho e quiser manter na geladeira para usar em outra oportunidade, siga o procedimento para fazer conservas. Use um recipiente de vidro, escaldado em água fervente por 15min. Deixe escorrer a água até secar, de boca para baixo em um pano seco e limpo. Coloque a pasta de tomate e se for demorar mais que 5 dias para usar, cubra com um pouco de azeite de oliva. Tampe bem e guarde na geladeira. Aconselhado usar em no máximo 15 dias.

Fusilli com Molho de Pimentão Vermelho e Ricota

Para reprodução do prato que provamos, incrementamos um pouco mais o molho. Mas o preparo continua sendo muito simples, como podem verificar abaixo. Medida para duas pessoas.

Ingredientes

  • 250 gramas de fusilli;
  • 6 colheres de molho de pimentão vermelho;
  • 3 colheres de ricota italiana (que é mais cremosa que a mineira, mas pode usar a que desejar);
  • 1 colher azeite de oliva extra virgem;
  • Sal e pimenta à gosto;
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos;
  • 1 dente de alho pequeno (sem o miolinho);
  • Salsinha e queijo pecorino romano ou parmesão para finalizar já no prato.

Modo de preparo

Coloque a massa para cozinhar em água fervente, com um pouco de sal. Coloque uma caçarola grande (eu uso a wok) no fogo baixo. Descasque o alho e corte finamente (ou triture). Coloque o azeite na caçarola e refogue o alho. Quando estiver cozido (não deixe dourar!), adicione o molho de pimentão. Mexa por alguns segundos e desligue.

Corte o outro pimentão em cubinhos e adicione ao molho, assim como a ricota. Se ela for firme, triture antes de adicionar ao molho. Misture bem e ajuste sal e pimenta a seu gosto. Quando a massa estiver al dente, escorra e coloque na mesma panela onde está o molho. Misture bem. Já no prato, salpique queijo ralado e salsinha picada.

Sugestões de uso de Pimentão Vermelho sem pele

  • Sardela – para este aperitivo da região da Calábria, na Itália, após descascar os pimentões, descarte o líquido que eles soltam. Coloque a polpa no processador com alguns filetes de aliche (conforme o seu gosto, vá triturando e adicionando um a um), de forma que não domine o sabor do peixe. Tempere com pimenta calabresa e óregano. Sirva com fatias de pão tostadas.
  • Molho de Pimenta Concassé – para servir como molhinho juntamente com outros aperitivos, ou com carnes e até mesmo, para quando fiser feijoada. Use novamente o pimentão descascado, sem sementes e talo. Corte em cubinhos minúsculos. Junte a eles pimenta dedo de moça cortada em cubinhos (na quantidade que desejar). Leve peimentão e pimenta para uma panela em fogo bem baixo, com 3 colheres de azeite extra virgem e deixe cozinhar por alguns minutos. Ajuste sal e está pronto.
  • Frango Basco – receita completa aqui.
  • Piperade – receita completa aqui.
  • Curry Tailandês Vermelho – receita completa aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.