Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas

Como fazer massa para macarrão caseiro

Como fazer massa caseira é a dica da semana para quem quer adicionar mais sabor ao clássico da culinária italiana!

Massa caseira cortada - Receita de Viagem

Jamais esqueço do dia em que aprendi a fazer macarrão: tinha 18 anos, estava visitando uma amiga e no almoço, a mãe dela me chamou na cozinha e disse: “Janina, agora que você passou no vestibular, vou te ensinar uma coisa que vai servir para toda tua vida”. E em cinco minutos eu aprendi como fazer massa caseira.

Encantou-me a facilidade com que podia recriar este que não só o maior clássico da culinária italiana, como uma das minhas comidas favoritas. Claro que comprar pronto é muito mais prático, mas se você tiver tempo, quer se alimentar de forma garantidamente saudável ou mudar um pouco a rotina culinária, vale à pena fazer macarrão em casa. Sem contar que esta mesma base serve para fazer massa de lasanha, massas recheadas ou saborizar com manjericão e beterraba, por exemplo.

Veja como é fácil! Em um dos próximos posts indico como dar sabor extra com seus ingredientes favoritos.

Medidas de porção de massa para duas pessoas.

Ingredientes

  • 2 ovos médios;
  • 1 1/2 de xícara de farinha de trigo;
  • fio de azeite de oliva;
  • pitada de sal.

Modo de preparo

Coloque a massa em uma vasilha tipo bowl de tamanho médio. Faça uma pequena cova e coloque os ovos. Adicione sal e azeite e misture bem, até formar uma massa resistente e homogênea.

Farinha e ovos - Receita de Viagem Massa caseira pronta - Receita de Viagem

Deixe descansar por  20min. embrulhada em uma embalagem plástica. Estique por partes – na máquina, reduzindo aos poucos a medida ou com rolo. Corte na laegura de sua preferência e estenda em um pano limpo para secar (pelo menos um pouco), antes de cozinhar. Se achar que a massa está um pouco úmida e pode grudar antes de cozinhar, salpique farinha. Neste caso, farinha nunca é demais e mesmo esticada, pode estar bem enfarinhada que não tem problema (só não exagere).

Massa caseira para lasanha ou macarrão - Receita de Viagem Talharim caseiro - Receita de Viagem

Dicas sobre o cozimento

Linguini caseiro - Receita de Viagem

Para cozinhar, aqueça a água e quando estiver fervendo, coloque uma colherinha de sal. Espere ferver novamente e baixe o fogo, para colocar a massa. Cozinhe a mesma em fogo médio, provando sempre até estar al dente. Quando chegar nesse ponto, escorra. Atente que se passar desse ponto, a aparência não é tão bonita e a chance de ficar cozida demais é grande.

Lembre que mesmo depois de escorrer a massa, ela continua cozinhando e esse final de cozimento, pode perfeitamente ser feito no molho, onde adquire mais sabor. Por isso, esteja com o molho pronto na hora em que escorrer a água, para colocar a massa nesta panela assim que ela sair da água. Misture com cuidado para que os fios de talharim ou linguini não se partam.

Massa caseira com molho de sálvia e manteiga - Receita de Viagem Massa caseira no prato - Receita de Viagem

Uma massa caseira fresca, feita na hora, combina com molhos simples e fáceis de fazer, como estes: Puttanesca, Cacio e Pepe, Marinara, Manteiga e Sálvia e Pesto.

Dica extra: se os ovos forem muito grandes, use uma xícara de farinha para cada ovo. meça sempre um ovo por pessoa para macarrão caseiro.

One thought on “Como fazer massa para macarrão caseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.