Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Vegetariana

Como fazer lentilha: receita simples

Dica de preparo de lentilha, rápido, fácil e saudável!

A lentilha é um carboidrato complexo e bem por isso não se encaixa na nossa lista de receitas low carb. Tem digestão lenta e constante, sem picos de insulina e a fraqueza/preguiça habituais da redução de glicemia. No entanto, ela oferece uma fonte de energia sem picos e constante por umas boas horas, o que colabora com o emagrecimento.

Outro ponto importante a ser destacado é que, embora rica em proteínas, a lentilha não é uma fonte de proteínas completa. Por isso é importante combiná-la com uma fonte de proteína animal, além de legumes e verduras para se obter uma refeição nutritiva.

Por achar ser uma alternativa interessante para quem gosta de comer feijão, mas não sabe como preparar, deixo aqui as minhas dicas. Não é nada muito complexo, mas fica registrado para quem não sabe como preparar.

Como fazer lentilha

Ingredientes

  • 1 xícara de lentilha;
  • 750 ml de água fria;
  • 1 cebola média;
  • 2 dentes pequenos de alho;
  • Tomilho ou manjerona à gosto;
  • 2 folhas de louro;
  • Azeite;
  • Sal, pimenta e cominho;
  • 1/2 colher de sopa de farinha (usei de quinoa, mas pode usar de trigo ou arroz).

Modo de preparo

Deixe a lentilha de molho por pelo menos 8 horas. Isso ajuda com que as proteínas, minerais e vitaminas dos grãos sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Quando for cozinhar, descarte a água em que a lentilha ficou de molho. leve ao fogo médio para cozinhar com água fria, as duas folhas de louro e um fio de azeite. Enquanto cozinha, prepare o tempero: corte a cebola em cubinhos, descasque e corte o alho, lave e separe as folhinhas do tomilho ou manjerona.

Aqueça uma frigideira, coloque duas ou três colheres de azeite e refogue a cebola até que esteja translúcida. Adicione o alho e o tomilho e refogue por mais dois minutos. Adicione a meia colher de farinha, reduza o fogo para o mínimo e coloque um pouco de sal, pimenta e cominho, misture bem e desligue.

Lentilha pronta!

Quando a lentilha estiver cozida (aproximadamente 20 min.), remova as folhas de louro, descarte e adicione o tempero com a cebola e alho. Misture bem, prove e ajuste sal e pimenta. Cozinhe por mais 6 min. e está pronta para ser servida!

Almoço modesto para aproveitar a lentilha recém feita!

Dicas

  • Se você não está de dieta, adicionar um pouco de bacon durante o cozimento vai deixar a lentilha com um gostinho especial!
  • Para fazer uma sopa de lentilha, você pode adicionar legumes já durante o cozimento da lentilha: batata, cenoura e mandioquinha podem cozinhar já picados pequenos desde o começo do cozimento. Brócolis e outros legumes de cozimento rápido pode ser adicionados ao final.

Em tempo

Com mais uma frente fria invadindo o sul do Brasil esta semana, fica aqui a minha lista com receitas de sopa que aquecem e alimentam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.