Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Receitas, Saladas

Como fazer granola

Granola é um complemento alimentar que pode ser doce ou salgada!

Eu nunca fui muito fã de granola, até conhecer as delícias que a minha amiga nutricionista Fernanda Maciel começou a produzir verdadeiras delícias. Mas morando longe ficou difícil consumir os produtos dela e a necessidade de uma alimentação saudável me fez começar a fazer as minhas próprias granolas.

Peguei as ideias dela para definir os e aqui seguem minhas dicas de como fazer granola. Mas desde já aviso que o principal é ter cuidado para fazer ela ficar crocante sem tostar (eu odeio aquele tipo de granola que preciso ficar horas mastigando!).

Como fazer granola

Granola doce de coco e granola salgada de lemon pepper.

A minha fórmula é praticamente a mesma para versão doce ou salgada, mudo alguns ingredientes e os temperos. Procuro colocar nozes variadas, aveia em flocos, corn flakes e temperos. Geralmente faço granola doce de coco e granola salgada de lemon pepper. Veja dicas de preparo abaixo.

Para a granola doce você vai precisar de:

  • aveia em flocos (que é mais macia e deixa a granola mais leve, a meu ver);
  • corn flakes (gosto de colocar porque dá uma base crunch, mas não pode ter sabor nem açúcar);
  • nozes (uso pecã, amêndoas e castanha de caju);
  • raspas de coco;
  • para adoçar: mel, geleia, açúcar mascavo, maple syrup…o que mais apetecer! Eu uso xarope de coco bio;
  • pitada de sal;
  • semente de linhaça;
  • frutas secas (eu não coloco, então fica ao seu critério).

Como fazer granola doce: as quantidades ficam ao seu critério, eu costumo usar 3/4 de xícara de corn flakes, 3/4 de xícara de aveia, 1 xícara de raspas de coco, 1/2 xícara de cada noz e 1/3 de xícara de linhaça. Corte as nozes grosseiramente, misture tudo e tempere com uma pitada de sal e o que escolheu para temperar (a quantidade também varia bastante).

Misture bem e leve ao forno em temperatura baixa (entre 50 e 90 graus), lembrando de misturar a cada 30 minutos. Se usar uma forma de borda baixa, fica pronto mais rápido. Para mim, em geral, levo mais ou menos duas horas para ficar pronto.

É bom ficar atento a temperatura do forno, para evitar que queime. É mais um processo de secar do que de assar propriamente dito. Quando as nozes estiverem crocantes, está pronto!

Sobre adição de frutas secas: eu particularmente gosto de colocar apenas coco. Mas já fiz com goji berry e uva passa, e minha recomendação é de que que coloque apenas quando a granola já está quase pronta (cinco minutos finais). Do contrário, tenho a impressão de que elas passam do ponto muito rápido!

— — —

Para a granola salgada você vai precisar de:

  • aveia em flocos;
  • corn flakes;
  • nozes (pecã, castanha do pará, pistache, cardamomo…);
  • sementes (linhaça, girassol, abóbora e pinoli);
  • lemon pepper e sal;
  • azeite de oliva (ou outro de sua preferência).

Como fazer granola salgada: o processo é exatamente o mesmo da granola doce. Pico as nozes, misturo, tempero ao meu gosto e levo ao forno até que as nozes estejam crocantes.

É o complemento ideal para saladas, sopas e onde mais você achar que combina.

— — —

Gosta de receitinhas saudáveis? Confira este link com opções de salada que já postei aqui no blog! E aqui no blog antigo da Fer tem várias receitinhas saudáveis que valem à pena ser testadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.