Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Como fazer Dobradinha Simples

Muitas pessoas repudiam o mondongo por seu cheiro forte. Na receita de hoje ensino Como fazer Dobradinha Simples, com molho e sem cheiro ruim. 

Como fazer dobradinha simples - Receita de Viagem

Esta é uma receita de viagem ao passado, pois me orgulho de ter preparado a mesma para pessoas que nunca haviam provado mondongo. Com aprovação plena! O fato de tirar o cheiro do bucho faz toda diferença nesta receita simples, e é possível que realizando desta forma que indico, você também terá sucesso.

Em tempos de carne bovina com preços nas alturas, é bom apostar em ingredientes mais simples e baratos como a dobradinhaMas o que é “dobradinha”? Dobradinha, bucho, tripa e mondongo são termos utilizados para designar a parte comestível do estômago de animais, principalmente bovinos. Dobradinha também é o termo utilizado para o ensopado preparado com “bucho” bovino, tradicional no norte de Portugal e no nordeste do Brasil. Porém, preparos com estômago limpo de animais são tradicionais em diversas culturas ao redor do mundo.

Como tirar o cheiro do bucho

Você vai precisar de:

  • 1kg de bucho bovino (tripa branca que já venha limpa);
  • 4 limões grandes;
  • Água quente.

Aqueça a água até quase ferver. Extraia o suco de 2 dos limões. Coloque o bucho em uma bacia e regue com o suco de limão. Se estiver inteiro, esfregue bem. Se estiver em tiras, misture bem. Coloque água quente sobre ele para remover o limão e boa parte do cheiro. Escorra a água e esfrie o mesmo com água fria para que possa cortar.

Corte em tiras ou cubos regulares. Descarte as gordurinhas (o que não for fibroso). Coloque para cozinhar por 5 min. (ou até que ferva por 2 min.) em uma panela normal o bucho, suco de 1 limão e água até que baste para cobrir. Jogue fora a água e repita o processo mais 2 vezes. Porém, na segunda e terceira limpeza por cozimento, não precisa colocar limão.

E assim ele deverá ter perdido a maior parte do cheiro ruim. Veja a receita completa abaixo!

Como fazer Dobradinha Simples

dobradinha simples nada mais é do que o bucho preparado com molho de tomate. Os demais elementos tradicionais – linguiça calabresa, carne seca, bacon e feijão branco são opcionais, neste caso.

Ingredientes

  • 1 kg de bucho limpo e sem cheiro (limpeza conforme indicada acima);
  • 1 kg de tomates;
  • 2 cebolas de tamanho médio à grande;
  • 3 dente de alho;
  • Molho de pimenta vermelha;
  • Sal e pimenta (moída e em grãos);
  • Salsa, louro, alecrim e cebolinha;
  • Azeite;
  • Pão francês ou arroz e salada verde para acompanhar.

Como fazer dobradinha - Receita de Viagem

Modo de preparo

Com o bucho limpo, sem a água dos primeiros cozimentos que removeram o seu cheiro, leve para cozinhar na panela de pressão de 20 à 30 min. algumas folhas de louro, um ramo de alecrim, pimenta em grãos, suco de meio limão e um fio de azeite de oliva.

Enquanto isso, descasque e corte as cebolas em cubinhos, descasque os tomates (veja como neste post aqui), remova as sementes e corte grosseiramente. Esmague o alho, corte finamente salsa e cebolinha (em quantidade ao seu gosto).

Em uma panela grande, refogue a cebola com um pouco de azeite de oliva. Quando estiver translúcida, adicione o alho. Refogue por mais dois minutos, adicione o tomate e a tripa picadinha e mexa bem.

Descarte a água do cozimento do bucho e coloque ele na panela onde está sendo preparado o molho de tomate. Ajuste sal, pimenta e molho de pimenta ao seu gosto (eu prefiro um pouco picante). Deixe cozinhar em fogo médio até que tenha formado um molho encorpado e até que o mondongo tenha incorporado bem os sabores do molho (cerca de 40 minutos).

Dobradinha simples - Receita de Viagem

Se servir como ensopado, escolha o pão como acompanhamento e finalize com salsa e coentro picados com a dobradinha já no prato. Mas se consumir como carne com molho, combine com arroz branco e salada verde.

2014-04-27_20-35-59_854

Dica: para eliminar o cheiro que por vezes fica no ambiente após a limpeza do bucho, ferva cascas dos limões que usou para a limpeza com água em uma panela e faça uma espécie de vapor perfumado. Ajuda muito!

— — —

Este prato é exatamente igual ao que provei em Florença, a Trippa alla Fiorentina. Justificando assim minhas origens italianas!

11 thoughts on “Como fazer Dobradinha Simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.