Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária, Receitas

Como fazer Croutons

Croutons com calabresa.

Croutons com calabresa.

Os croutons nada mais são do que cubinhos de pão tostado, usados para dar textura crocante a saladas e outros pratos. Podem ser assados, preparados de forma mais light, mas sempre preparei conforme vi ser feito pelo chef ítalo-americano Buddy Valastro: fritos com óleo de oliva (simplesmente, azeite!). Se você não sabe como, veja aqui como fazer croutons!

Gosto desse preparo pois é rápido e permite a adição de temperos variados – podendo até ser doces!

Os ingredientes básicos para preparar croutons fritos são:

– pão amanhecido;

– azeite extra virgem.

Para temperar, gosto de usar:

– sal;

– flor de sal;

– pimenta;

– cebolinha.

Já finalizei também com alecrim, linguiça calabresa e salsinha. Se for do seu agrado, pode adicionar alho picado, em flocos, amassado…como quase tudo na cozinha de nossa casa, depende do seu gosto pessoal. Já devem ter percebido que raramente adiciono alho em minhas receitas, mas sinta-se sempre à vontade para alterar conforme a sua preferência. Eu gosto de alho, mas infelizmente não me faz bem.

Preparando croutons com cebolinha!

Preparando croutons com cebolinha!

O modo de preparo também é muito simples:

Corte o pão amanhecido em cubinhos. Coloque o azeite para aquecer (proporção de 1 colher para cada pãozinho francês). Adicione os cubinhos de pão e misture bem. Tempere conforme a sua preferência. Vá mexendo aos poucos para que toste uniformemente, até que fiquem crocantes.

Obs.: gosto muito de adicionar sal, pimenta e cebolinha picada. Esta última fica crocante também e dá um sabor especial para a sopa. Quando os croutons são para um prato sem carne como uma sopa ou uma salada, indico fritar primeiramente bacon ou linguiça picada e tostar os cubos de pão na própria gordura destes produtos.

croutons - Receita de Viagem

Pronto para adicionar na sopa ou na salada!

2 thoughts on “Como fazer Croutons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.