Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Legumes, Receitas, Vegetariana

Como fazer Couve de Bruxelas

Veja dicas de como preparar Couve de Bruxelas, essa delícia de verdura tradicional daqui!

Couve de Bruxelas - Receita de Viagem

Couve de Bruxelas refogado

Não que tenha visto em restaurantes, mas é bem fácil (e barato) comprar Couve de Bruxelas aqui na Bélgica. Acredita-se que esta variedade seja nativa da região de Bruxelles, e afirma-se que seu consumo difundiu-se após a Primeira Guerra Mundial.

Muito são usos e preparos possíveis para esta verdura que lembra pequenos repolhos, mas indico aqui os que já fiz e o que aprovei! Aqui também temos uma variedade roxa, que embora indiquem que tenha gosto de nozes, não consegui perceber muita diferença em comparação com o verde. Espero que apreciem com moderação!

Couve de Bruxelas Roxo - Receita de Viagem

Couve de Bruxelas Roxo.

Como fazer Couve de Bruxelas

  • Refogado

Este foi o primeiro preparo que testei. Um pouco óbvio na minha cabeça de cozinheira que ama vegetais cozidos rapidamente na manteiga. Ocorre que é muito fácil errar o ponto preparando desta forma, pois de um segundo a outro, as pequenas Couves de Bruxelas podem perder a textura crocante, típica de um vegetal e tornarem-se pastosas. Sem contar que o sabor não fica lá estas coisas.

De qualquer forma, segue o modo de preparo de Couve de Bruxelas Refogado:

Lave os vegetais e remova as folhinhas mais judiadas ou estragadas. Corte todas ao meio. Aqueça manteiga em uma caçarola; quando estiver quente, coloque as couves. Mexa e tempere a seu gosto. Sal e pimenta já bastam para realçar o sabor. Mexa seguidamente, para que nao queimem, no máximo dourem levemente. Tempo de cozimento: aproximadamente 12 min., mas é preciso ir testando.

Couve de Bruxelas - Receita de Viagem

Couve de Bruxelas refogado.

  • Cozido

Eu não apreciei muito este modo de preparo- achei um tanto sem graça e por isso acabei demorando para preparar este alimento novamente.

Após lavar e eliminar as folhinhas mais feias dos pequenos couves, coloque para cozinhar em água com um pouco de sal. Para um cozimento mais uniforme, corte ao meio. Tempere a seu gosto antes de servir. Tempo de cozimento: aproximadamente 7 min., mas é preciso provar antes de finalizar o cozimento.

  • Assado

Esta foi a forma de preparo que mais apreciei! Fica crocante e saboroso, é o que mais indico.

Lave e elimine as folhas mais feias. Descasque e pique alho (quantidade ao seu gosto). Tempere os couves com um pouquinho de sal, pimenta e azeite de oliva. Misture bem para que incorpore os temperos. Coloque em uma forma e leve ao forno pré-aquecido 180 graus. Deixe assar por cerca de 10min. antes de adicionar o alho. Depois leve ao forno novamente e em cerca de 15min. estará pronto. Prove para ver se está da forma que mais aprecia, antes de finalizar o cozimento no forno. Tempo total de cozimento: 25 min. mas é preciso provar antes de finalizar o cozimento.

Couve de Bruxelas - Receita de Viagem (2)

Couve de Bruxelas assado: delicioso!

2 thoughts on “Como fazer Couve de Bruxelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *