Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Como fazer Costela na Cerveja

Receita fácil, com dicas para extrair o máximo de sabores da carne. Leva poucos ingredientes.

Eu adoro carne de costela bovina, pois é extremamente versátil e saborosa. Aqui é bem difícil encontrar, mas quando procuro por carne vermelha, gosto de comprar no Markt Olá Brasil, mercado de produtos brasileiros em Bruxelas que já falei neste post aqui. A costela desossada vendida por eles é de gado criado na Polônia, e é uma das mais saborosas que já provei na vida.

Por isso confesso que não é muito difícil extrair sabor dela, tornando qualquer preparo com costela muito mais fácil. Mas com esta receita de Costela na Cerveja que indico a seguir, não tem erro. Ao final, você terá uma carne saborosa, macia e suculen, sem muito trabalho. Mesmo. Para servir duas pessoas. Vem ver!

Receita de Costela na Cerveja

Ingredientes

  • 700 g de costela bovina desossada;
  • 500 ml de cerveja escura (eu uso a Grimbergen Optimo Bruno, mas você pode usar a que preferir);
  • 1 cebola;
  • Tomilho;
  • 1 dente de alho;
  • Fio de azeite;
  • Sal, pimenta preta e cominho;
  • Salsa (opcional) para finalizar;
  • Arroz ou aipim cozido para acompanhar.

Modo de preparo

Corte a carne em pedaços médios, aproximadamente 5 x 5 cm. Tempere com sal, pimenta e cominho e reserve. Aqueça a panela de pressão em fogo baixo, coloque um fio de azeite e coloque a carne para dourar. Vire os pedaços para que dourem bem e liberem a maior parte de sua gordura.

Enquanto isso, descasque e corte a cebola em cubinhos. Quando a carne estiver bem dourada e a gordura “derretida”, desligue. Remova quase toda e coloque a cebola e o alho picados para refogar junto com a carne. Quando a cebola estiver cozida, adicione a cerveja na panela para deglaçar o fundo da panela. Adicione tomilho, complete com água apenas até cobrir a carne (se for necessário) e tampe a panela.

Cozinhe por 15 min. e espere a panela arrefecer. Abra e verifique se a carne já está macia, no ponto do seu agrado, ou cozinhe por mais alguns 5 a 10 min. Se a panela voltar para o fogo, não esqueça de complementar com um pouquinho de água, para evitar que seque.

Após finalizar o cozimento, deixe ferver com a tampa aberta até que o molho forme corpo corpo. Sirva quente, com aipim cozido ou arroz branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.