Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Irlanda, Viagem

Cliffs of Moher, na Irlanda

Um dos principais pontos turísticos da Irlanda, os Cliffs of Moher é um deslumbrante conjunto de falésias.

Como comentei no post com lista de Pubs Imperdíveis de Dublin, não vou fazer post com roteiro de viagem para a Irlanda, mas sim compartilhar o que fizemos de mais interessante. E se os Cliffs of Moher estão na lista de atrações turísticas essenciais, certamente são mais por sua imponência do que por qualquer outro motivo. Por isso, compartilho e recomendo com satisfação.

O que são os Cliffs of Moher

O conjunto de falésias que se estende pela costa sudoeste da Irlanda é um dos lugares mais deslumbrantes em que já estive. A combinação de cores do caminho também não deixa nada a desejar – a paleta de verdes, cinzas pretos e azuis muda à todo momento, conforme a luz proporcionada pelo vai e vem do sol e das nuvens. Uma descrição um tanto poética, eu sei, mas digna de um lugar inspirador. Não fosse o vento que assombra e quase te joga em direção ao mar.

O conjunto de penhascos se estende por 8 km, sendo que sua “ponta” mais alta tem 214 m. No local, uma pequena torre construída por Cornelius O’Brien (descendente do primeiro rei da Irlanda) mantem-se em pé desde 1835, apesar da fúria do mar e do vento.

Para visitar o local, planeje além do tempo de viagem pelo menos duas horas de visita. De Dublin até os Cliffs of Moher são 3h30 de viagem de carro.

Como ir de Dublin para Cliffs of Moher

Nós alugamos um carro quando chegamos no aeroporto de Dublin, já programando para fazer a viagem até os Cliffs e também para a Giants Caseway, na Irlanda do Norte. Também porque gostamos dessa liberdade de fazer as coisas na hora que tem vontade, parando onde tem vontade.

Um dos muitos castelos que vimos no caminho.

Mas se você preferir, existem outras possibilidades, saindo de Galway ou de Dublin para os Cliffs of Moher. Seguem algumas recomendações:

  • Carro: alugamos, colocamos no GPS e curtimos o caminho, que contou com muitos castelos, a maioria em ruína, além de ovelhas da carinha preta;
  • De ônibus, a partir de Dublin: procure o Dublin Tourism Office (na O’Connell Street ou na Suffolk Street) e peça pelo tour de 1 dia. Os ônibus saem diariamente da Suffolk Street e o passeio com guia custa em torno de € 45; 
  • De Galway para Cliffs of Moher: várias empresas oferecem o serviço e geralmente inclui transporte + ingresso – algumas oferecem paradas em castelos e outros pontos turísticos interessantes.

Infos práticas sobre os Cliffs of Moher

Horários: neste link, assim como os dias de abertura, melhores épocas para visitação e clima.

Ingresso: € 6 para adultos. Crianças não pagam (máximo de 4 crianças por adulto).

Site oficial: https://www.cliffsofmoher.ie/

No local, existe um centro de visitantes, estacionamento, museu, banheiros, restaurante e loja para atender as mais variadas necessidades dos turistas, pois o acesso fica um pouco afastado da cidade mais próxima.

Parada em Galway para jantar

Infelizmente não ficamos muito tempo nesta cidade linda, mas como a volta para Dublin era longa, decidimos jantar por lá. Ruas charmosas, repletas de restaurantes interessantes e muitos jovens circulando, foi o que vimos.

Para comer, escolhemos o The Quay Street Kitchen – restaurante com um cardápio bem variado que inclui frutos do mar, comida tradicional irlandesa, opções veganas e até gluten free. Pedimos Mexilhões, com molho de creme de leite e vinho, acompanhado de torrada com alho e Lamb Shank (canela de ovelha). Ambos deliciosos. Cardápio com valores atualizados no Facebook do restaurante.

Lamb Shank

Mexilhões

Endereço: Quay St, Galway – Irlanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.