Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária

Cerveja de Quinta: Palm Belgian Ale

Mais da Palm - Receita de Viagem

Esta danadinha é considerada  cerveja “Amber” nº 1 da Bélgica!

Logo que chegamos fomos avisados que ela é ótima. E não nos decepcionamos, ao contrário: as beers desta cervejaria tem sido as nossas favoritas! Como a própria fabricante afirma, esta Palm Belgian Ale, escolhida para ser a cerveja de quinta desta semana, foi feita para socializar. Talvez sua característica mais marcante (além de agradar facilmente qualquer paladar) seja histórica::

Para começo de conversa, esta cerveja Palm tem aroma suave de frutas e de caramelo. Super filtrada, tem coloração âmbar médio. Corpo também é médio, talvez por isso seja tão agradável. Pouca espuma, mas consistente, que permanece até o final.

O sabor é de malte caramelo sem ser doce, lembrando muito o adocicado suave do mel. Conta também com um leve toque de amargor, que se sobressai no final do gole e fica na boca por mais tempo. Teor alcoólico baixo e não perceptível.

Segundo a própria cervejaria, pertence ao estilo “Spéciale Belge Ale”.  Uma curiosidade sobre ele: em 1904 foi criado um concurso para que fosse criada uma cerveja que pudesse “concorrer” com a Pilsen, que estava tomando conta do mundo. Surgiu então a Spéciale Belge, que tem como características a coloração âmbar, mas com sabor mais redondo e encorpado, além de aroma diferenciado.

Teor alcoólico: 5,2%

Garrafa de 250ml

Estilo: Spéciale Belge Ale

Cervejaria Palm Beweries

Rótulo da Palm - Receita de Viagem

Sobre a Palm: fundada em 1774 em Steenhuffel na Bélgica, é a maior cervejaria independente do país. Suas cervejas mais importantes são feitas com base em receitas históricas e tradicionais. A empresa ainda familiar é a única cervejaria no mundo a utilizar na produção de suas cervejas os quatro tipos de fermentação existentes para a bebida: baixa, alta, espontânea e híbrida. No início de 1914, durante a 1ª Guerra Mundial, a cervejaria foi destruída após ser atingida por uma bomba. Seu proprietário, Arthur Van Roy a reconstruiu, e deu nome de Palm – Vitória à cerveja que venceria pelo menos na Bélgica, o modismo da Pilsen. E de fato, esta é a cerveja mais consumida da Bélgica, até hoje.

One thought on “Cerveja de Quinta: Palm Belgian Ale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.