Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Itália, Viagem

Canais de Veneza limpos com ausência de turistas pelo COVID-19

Canais de Veneza ficaram muito limpos sem o turbilhão de turistas que circulam pela cidade todos os dias.

O antes e o depois dos canais de Veneza com o COVID-19. Foto: The Art Newspapaper

Uma das notícias mais curiosas no meio dessa pandemia de Coronavírus que assolou a Itália – e o mundo todos – é a dos canais de Veneza limpos. Clara consequência da total ausência de turistas no país europeu mais afetado pelo vírus, pelo menos até o momento.

Já fiz post sobre como o turismo tem destruído patrimônios históricos e naturais, no meu Imaginação Fértil. Estive em Veneza apenas uma vez, em 2010, me encantei pela cidade, me perdi nela várias vezes e sempre recomendei como um dos lugares “tem que visitar”.

Talvez essa pandemia que esvaziou uma das cidades mais visitadas do mundo (a ponto de deixar sua paisagem com outro aspecto), sirva para repensar um limite de visitantes para Veneza. Foram os moradores fixos da cidade que perceberam a melhoria na aparência da água dos canais, sendo possível ver peixes pela primeira vez em anos!

O bloqueio do coronavírus deixou as ruas de Veneza vazias, além de acarretar uma queda drástica no tráfego na água. Permitiu assim que os sedimentos nos canais ficassem parados e deixassem a água limpa. Geralmente, a coloração é bem diferente: poluição de barcos e ônibus aquáticos movidos a diesel, fazem com que seja de um azul turvo.

Mas atualmente, a situação é completamente diferente. Vídeos e fotos compartilhados nos últimos dias mostram águas claras o suficiente para trazer cardumes de pequenos peixes e cisnes aos canais. Confira!

Foto: The Art Newspaper
Foto: The Art Newspaper
Foto: The Art Newspaper

Viagem para Veneza

Compartilho abaixo fotos de Veneza em 2010, única vez em que estive na cidade. Apesar de bonito, a água é turva – e segundo quem visita no verão, tem mau cheiro. Óbvio que por conta da pandemia não temos mais nenhuma viagem programada, mas Veneza estava nos planos. Justamente para celebrar os 10 anos que conhecemos essa preciosidade italiana!

A água em Veneza, abril de 2010. – Foto: Arquivo Pessoal
Nós em Veneza em abril de 2010. – Foto: Arquivo Pessoal

Espero que este momento difícil também sirva para que o turismo como um todo seja repensado. De forma que ele ainda possa ser possível, não só para gerações futuras, mas para nós mesmos.

— — —

Para ver outros posts sobre a Itália, basta seguir esta tag aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.