Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Bruxelas com alerta máximo de terrorismo

Alteração do estado de alerta, que antes era nível 3 de 4 ocorreu na madrugada deste sábado.

Policiamento reforçado em Bruxelas - Receita de Viagem

Policiamento reforçado nas ruas de Bruxelas.

Este deveria ser um final de semana de festa em Bruxelas. Algumas atividades relacionadas ao Natal, como a chegada do Papai Noel em Vilvoord, comuna ao norte de Bruxelas estavam programadas há tempos e movimentariam a cidade. Mas esta madrugada, o Conselho Nacional de Segurança da Bélgica decidiu alterar o estado de alerta para ataque terrorista de 3 para 4 na região da capital. E 4 é o nível máximo.

Poucas informações foram divulgadas sobre a decisão por tal procedimento, provavelmente para inibir ações terroristas, tais como as que ocorreram em Paris no último final de semana.

Confira como está o clima na cidade e quais são as recomendações para as pessoas que habitam e circulam na região da capital Bruxelas. Se você é turista e está em Bruxelas, estas informações são bem importantes.

Clima na cidade

Metrô fechado em Bruxelas - Receita de Viagem

Metrô e trens subterrâneos estão fechado, pelo menos até às 17h de domingo.

Após os ataques em Paris, pelo fato de que alguns dos responsáveis viviam em Bruxelas e por conta das muitas operações quem vem sendo realizadas pela polícia daqui, o movimento de turistas diminuiu consideravelmente. Para quem está acostumado com ruas cheias, e quem esperava pelo grande movimento que sempre existe na época do Natal, é realmente muito estranho.

Desde ontem, mesmo antes da elevação do nível de alerta, a cidade nos parecia bem mais silenciosa que o habitual. Moramos em uma região bem central de Bruxelas, e não ver grande circulação de pessoas nos preocupa.

Ademais, vale informar: shoppings e supermercados estão fechados, metrô e trens subterrâneos não estão operando (até pelo menos 15h de domingo), eventos públicos e feiras foram cancelados e o policiamento das ruas está altamente reforçado, com uso de carros blindados e presença de segurança de elite em pontos como a Grand Place. Como acabou de anunciar um jornal italiano, “Bruxelas é uma cidade blindada.”

Recomendações de segurança

Rue Neuve trancada - Receita de Viagem

Principal rua de comércio do centro da cidade, a Rua Neuve, foi fechada e lojas com atividades encerradas a partir das 13h deste sábado.

Todas as lojas do centro da cidade tiveram recomendação para que fechem as portas nesse sábado e até as 13h, boa parte já tinha encerrado suas atividades. As únicas atividades que permanecem em funcionamento são bares e restaurantes, o que de certa forma é bom para turistas que já estão na cidade.

Um telefone foi disponibilizado para quem deseja mais informações sobre o estado de alerta. Se desejar, ligue para 1771. Ligue para a polícia apenas em casos de emergências.

De qualquer forma: evite lugares com grandes concentrações de pessoas e eventos públicos; facilite as ações de controle de segurança realizados pela polícia; não espalhe rumores – divulgue apenas informações fornecidas por autoridades e polícia.

Fonte de imagens e informações: jornal Le Soir.

One thought on “Bruxelas com alerta máximo de terrorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.