Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Cerveja

Blogmas 4 – Cervejas de Natal

Conheça algumas clássicas cervejas de Natal, no quarto post do Blogmas!

Como vivo na Bélgica, este Blogmas não ficaria completo sem um post com dicas de cervejas de Natal. Apesar de achar que elas são mais apropriadas para o Natal europeu (por serem mais fortes), acho interessante compartilhar aqui sobre algumas das melhores.

Mas o que são exatamente, as cervejas de Natal? A cerveja de Natal é uma bebida sazonal fabricada para consumo nas festas de final de ano. Elas geralmente são fortes e temperados com uma variedade de ingredientes bem característicos da época, incluindo canela, casca de laranja, cravo e baunilha.

Infelizmente em não encontrei nenhuma delas nos supermercados normais, (a foto que tenho é de alguns vários dias atrás) mas em qualquer loja especializada elas estão disponíveis. Nesta época do ano também é bem fácil encontrar por aqui as winter beers, que também são encorpadas e de sabor marcante.

Abaixo, confira algumas das cervejas de Natal mais interessantes do mercado. E, se você conhece alguma delas, comente abaixo o que achou!

Melhores cervejas de Natal

  • Hardywood Gingerbread Stout

A Imperial Milk Stout apresenta aroma de gengibre, noz-moscada, pimenta da Jamaica, notas de biscoitos e caramelo, lúpulo terroso, tâmaras e ameixas secas. O sabor é dominante de malte escuro, frutas escuras, álcool apimentado, amargor leve, chocolate e um final doce. De carbonatação média, uma cerveja perfeita para o Natal.

— — —

  • Affligem Noël (Christmas Ale)

Parece uma espumante com uma enorme espuma marrom clara bem persistente. Aroma e sabor de malte pesado, lúpulo leve, grama e flores, com notas de caramelo e grãos tostados. Encorpada e com uma textura picante, esta cerveja belga sazonal tem 9% de ABV.

— — —

  • St. Bernardus Christmas Ale

Produzida como um Quadrupel, esta cerveja belga derrama mogno profundo e rico, com uma espuma enorme e rochosa marrom clara, que geralmente dura com excelente laço. Aroma e sabor são de pães, biscoitos e malte caramelo com notas de ameixa, maçãs assadas e açúcar mascavo. Textura encorpada, cremosa e efervescente, carbonatação animada e um acabamento levemente picante e amargo.

— — —

  • Prairie Christmas Bomb!

Cerveja sazonal da Prairie, temperada com canela. Tem cor preto opaco com uma espuma bronzeada média e cremosa,= e retenção média. Aroma é de chocolate pesado, malte torrado e café, lúpulo terroso, notas de couro, ameixas e figos. O sabor é de malte e chocolate amargo doce, frutas escuras, lúpulo médio e amargura com um final doce. Corpo inteiro e carbonatação média.

— — —

  • Gouden Carolus Christmas/Noël

Esta cerveja belga sofreu um hiato de 35 anos fora do mercado, mas voltou a ser produzida em 2002. Fabricada em agosto, esta cerveja tem uma bela espuma cor de bronze. Aroma médio de caramelo torrado e malte de nozes com lúpulos perfumados e notas quentes de álcool. Uma doçura quente e picante, amargor médio a leve, açucarado, caramelo, bordo e chiclete.

— — —

Quer mais sugestões? Confira a lista completa com as melhores no site Beer Connoisseur – que é de onde tirei esta lista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.