Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas

Blogmas 23 – Comidas de mercados de Natal

Quais são as comidas de um mercado de Natal? Confira o que provamos em 4 países!

Durante este mês, como relatei aqui em vários posts do Blogmas, aproveitamos para visitar vários mercados de Natal. E uma parcela bem importante deles são as comidas!

Para aproveitar melhor esta época do ano, nossas refeições foram nos eventos natalinos. E constatamos alguns aspectos interessantes no quesito comida (em geral, as atrações não variam muito).

Fiz uma avaliação geral que segue abaixo, para quem acompanha este blog poder planejar um possível tour pelos mercados de Natal da Bélgica, França, Luxemburgo e Alemanha. Lembrando que o elemento comum em praticamente todos os países é o glühwein ou vin chaud. O quentão tipicamente natalino, consumido em toda Europa nessa época do ano.

Comidas de Mercados de Natal

Mercados de Natal na Bélgica

Não é porque moro aqui, mas este é sem sombra de dúvidas o Mercado de Natal com a maior variedade de comidas. Para todo e qualquer paladar! O preço não é dos mais baratos, mas isso também não regula. O custo benefício é bem variado!

Ente as comidas com melhor custo benefício estão os hamburguers e galettes (crepe salgado e bem recheado, no caso deste). São bem fartos, e você come muito bem por menos de 10 euros. Entre os itens que você sempre encontra no Mercado de Natal de Bruxelas: raclette no pão, cachorro-quente com linguiça grelhada, massas, tartiflette, waffle, muitos doces…

Na nossa opinião, é o mercado de Natal mais satisfatório em termos de comidas.

Takoyaki!
Galette!
Gaufre/waffle!
Stoemp et saucisse!

— — —

Mercados de Natal na França

Aqui é que sentimos o maior contraste, pois a variedade era pequena. Em Strasbourg, era mais barato comer a tarte flambée em restaurantes do que na própria feira. Embora a do chalé tenha sido incrível! Mas o repertório só mudou (e não muito) em Colmar. No geral, as comidas eram pratos típicos da Alsace, versão street food.

Na minha opinião, os preços poderiam ser mais baixos.

Spaëtzle!
Tarte fambée!
Crepe de Nutella.

— — —

Mercados de Natal na Alemanha

Mesmo visitando apenas Monschau este ano, parte da família visitou algumas feiras de Natal na Alemanha na última semana. E o diagnóstico não é muito diferente. Também carece um pouco de diversidade no quesito comidas, e elas são geralmente variações de pratos típicos. Mas os preços são consideravelmente melhores!

— — —

Mercado de Natal em Luxemburgo

Este ano foi a primeira vez que visitamos o país nessa época do ano e adorei! A feira é bem pequena, é verdade, mas achei que tinha uma boa variedade de opções considerando o tamanho da mesma.

Claro que podemos perceber as influências dos países vizinhos e tinha pratos típicos da Alemanha, França, Bélgica e até Portugal. Sem contar o preço, pois tinha o melhor custo benefício. Infelizmente não tenho muitas fotos, mas já quero voltar!

— — —

Blogmas 2019 está quase chegando ao fim! Para conferir todos os posts, acesse aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.