Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

França, Viagem

Blogmas 18 – Castelo de Haut-Koenigsbourg na França

Castelo no topo de uma colina na Alsácia é uma das principais opções de turismo nessa região da França.

Além dos Mercados de Natal, aproveitamos o final de semana na França para visitar um castelo, cuja silhueta pode ser vista em toda região. O Château du Haut-Koenigsbourg foi construído no século 12 e é o monumento mais conhecido e visitado da Alsácia.

Este é o castelo fortificado mais famoso do leste da França e foi completamente restaurado a pedido do imperador alemão Guilherme II. Isso o torna original e atraente, apesar das controvérsias em torno da sua restauração.

História do castelo Haut- Koenigsbourg

Primeiro chamado Staufenberg, o local inclui desde 1147 fortificações que permitem monitorar a estrada que liga a Alsácia de norte a sul e um dos eixos principais de leste a oeste. Pertencia então a Frédéric de Hohenstaufen, futuro imperador do Sacro Império Romano. O nome de Koenigsbourg (castelo do rei) apareceu em 1192.

No século 13, o castelo passou para as famílias Ratsamhausen e Hohenstein. Tornou-se nessa época conhecido por seu forte grupo de cavaleiros salteadores. Foi conquistado e incendiado em 1462 por uma coalizão que reagrupou Colmar, Strasbourg e Basileia.

Os restos de Haut Koenigsbourg foram confiados à família Thierstein em 1479, que o reconstruiu e adaptou à artilharia. Com a extinção da família em 1517, o local foi abandonado e gradualmente deteriorou-se. A fortificação não resistiu a invasão dos suecos, que a invadiram e queimaram em 1633, durante a Guerra dos Trinta Anos.

Em 1899, o castelo foi oferecido a Guilherme II de Hohenzollern, imperador da Alemanha (a região era então alemã). O imperador queria fazer deste castelo um símbolo da grandeza da Alemanha e decidiu restaurar o Château du Haut Koenigsbourg.

Foi inaugurado em maio de 1908 e no final da Primeira Guerra Mundial, o local tornou-se um patrimônio nacional francês.

Para visitar o castelo Haut-Koenigsbourg

O castelo Haut Koenigsbourg impressiona pelo seu tamanho (270 m de comprimento) e pela beleza de suas muralhas. No pátio principal você tem acesso a vários anexos importantes da construção, incluindo a forja, o moinho, a pousada e uma fonte.

O interior do castelo é particularmente interessante por sua restauração e seus móveis que dão uma visão da vida dos grandes senhores da Idade Média. Apesar de algumas salas “modernas”, destinadas ao uso político de Guilherme II.

Informações práticas sobre o castelo Haut -Koenigsbourg

O local tem estacionamento gratuito ao longo da estrada que leva ao castelo. O acesso é feito depois de uma caminhada na floresta ou ao longo da estrada. O ingresso custa 9 €. O monumento está aberto todo o ano, exceto 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

É um local bem visitado, então prepare-se para disputar espaço com grupos grandes de turistas. Sofremos muito com frio, vento e chuva e visitamos em um sábado de outono. A pequena estrada que dá acesso a entrada do castelo não tem calçamento. Recomendo calçados confortáveis e impermeáveis. Mas não é uma visita cansativa.

Endereço: Château du Haut-Kœnigsbourg, 67600 – Orschwiller – França

— — —

Para conferir todos os post do Blogmas, acesse aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.