Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Bife Bourguignon

Bife Bourguignon, para o retorno dos testes de receitas clássicas francesas!

Depois de um grande período sem postar uma novidade, estamos de volta com os testes de receitas clássicas francesas, e chego com tudo com este Bife Bourguignon. O ensopado de carne com vinho tradicional da borgonha é a dica para quem busca uma comida saborosa e reconfortante para apreciar o frio (que eu sei estar fazendo, pelo menos no sul do Brasil).

Claro que a receita de Bife Bourguignon que compartilho aqui é um tanto quanto simplificada perto da original ou da do livro de Julia Child. Mas como podem perceber pela linhas das receitas aqui, não costumo dificultar as coisas, pois para mim cozinhar é por prazer e não algo por obrigação de seguir nada com precisão. Espero que os deuses agrados da culinária francesa me perdoem, mas segui (mais ou menos) a receita de Anthony Bourdain. Espero que apreciem e compartilhem!

Para servir duas pessoas, acompanhado de pão fresco e arroz branco.

Receita de Bife Bourguignon

Ingredientes

  • 600 g de carne de gado sem osso (alcatra, pescoço ou coxão mole);
  • 500 ml de vinho tinto (escolha um bom, seco);
  • 1 cebola grande;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 cenouras grandes;
  • 1 talo de alho poró;
  • 1 colher de farinha de trigo;
  • Azeite, manteiga, sal, pimenta preta;
  • 3 folhas de louro e ramos de tomilho;
  • Salsinha picada, arroz branco e pão para acompanhar.

Modo de preparo

Corte a carne em cubos grandes (os meus não eram bem cubos, mas eram grandinhos). Aqueça duas colheres de azeite em uma panela de fundo grosso e tamanho médio em fogo alto. Assim que o azeite esquentar bem, adicione a carne e sele até ficar bem dourada. Cuidado para não colocar toda a carne de uma vez só, pois do contrário, ela pode cozinhar ao invés de dourar. Para evitar, só doure a carne depois que ela estiver na temperatura ambiente. Depois de dourada a carne, retire da panela e reserve.

Corte a cebola em tiras e coloque para refogar na mesma panela. Use fogo médio para não queimar e amargar. Quando elas estiverem douradas, adicione o alho esmagado ou picado finamente. Quando o alho estiver cozido (mas não dourado!), adicione a farinha de trigo e cozinhe mexendo sempre por mais 3 ou 4 minutos. Por fim adicione o vinho misturando bem, para soltar todo o sabor que está no fundo e paredes da panela.

Quando o vinho começar a ferver, coloque a carne e seu suco de volta à panela. Descasque as cenouras, corte em 6 pedaços cada uma e coloque na panela. Limpe bem o alho poró, corte em 8 ou 10 pedaços e coloque na panela. Finalize adicionando o touro e os raminhos de tomilho, uma colher de manteiga e água até cobrir a carne em um terço.

Mude o fogo para temperatura/fogo mínimo e cozinhe por cerca de duas horas ou até que a carne esteja bem macia e quase desmanchando. Mexa a cada 15 min. e se achar que é pouca água, adicione um pouco mais.

Quando estiver pronto, sirva com arroz branco, pão quentinho e salsinha picada. E voilá, o Bife Bourguignon está pronto e tens a melhor comida para aquecer nas noites de inverno.

— — —

Confira neste link a lista de receitas clássicas da culinária francesa que já foram testadas pelo blog.

2 thoughts on “Bife Bourguignon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.