Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Legumes, Receitas, Vegetariana

Babaganoush de berinjela assada

Confira receita fácil e simples de Babaganoushantepasto típico do Oriente Médio, preparado à base de berinjela assada.

Berinjela pronta para ir ao forno - Receita de Viagem

Um dos meus legumes favoritos é a berinjela e o Babaganoush é uma das minhas perdições colunárias, pois quando começo a comer não tenho vontade de parar! Este antepasto, originário do Oriente Médio e muito popular no Egito, Israel, Líbano, Síria e Jordânia, possui muitas variações.

Esta receita que indico abaixo é o modo como preparo – acho bem mais simples e fácil – assando o legume no forno ao invés de tostar o mesmo na boca do fogão. No meu Babaganoush não vai tahine – pasta de gergelim, mas se quiser adicionar no seu e compartilhar aqui como ficou, vou adorar!

Babaganoush de berinjela assada

Ingredientes

  • 1 berinjela;
  • Sal, pimenta;
  • Azeite;
  • Tomilho, salsa;
  • Pão pita ou sírio para servir.

Modo de preparo

Corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento. Tempere a polpa de ambas as partes com sal, pimenta, azeite e tomilho. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus para assar.

Após 20 min, faça riscos na polpa com um garfo e regue com mais um pouco de azeite. Quando ela estiver completamente cozida, bem mole (aproximadamente 35 min), além de levemente dourada, estará pronto.

Berinjela assada - Receita de Viagem

Remova a polpa da casca e ajuste os temperos ao seu gosto. Costumo adicionar salsinha picada, mais azeite, sal e pimenta. Mas você pode colocar cebola, cebolinha, gergelim, tomate, tahine e o que mais achar que combina! Sirva para comer com pão.

Babaganush - Receita de Viagem

2 thoughts on “Babaganoush de berinjela assada
  • Talise disse:

    Segui a tua receita até tirar do forno.
    Removi a polpa, corrigi sal/pimenta, acrescentei uma colher de sopa de tahine e mais duas colheres de suco de limão. Depois, bati com o mixer pra agregar. Ficou tão bom que tô pensando em comer às colheradas, como sopa fria 🙂
    Beijos!

  • Muito bom saber que a minha frifris, excelente cozinheira aprovou minha receita e ainda aprimorou ela. Muito amor! Beijos de muita saudade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.