Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Legumes, Receitas, Vegetariana

Aspargos frescos na manteiga

Dica fácil de preparo para quem quer incluir aspargos frescos na alimentação.

Aspargos frescos - Receita de Viagem

Planta da família dos lírios, os aspargos fazem parte de muitas receitas da França, Reino Unido e Alemanha, e são encontrados em maior abundância na primavera europeia. Nessa época, é possível comprar variedades como o roxo, o branco, o verde, o selvagem e algumas versões baby. Em Porto Alegre, encontrava em conserva (verde e branco) e aspargos frescos verde e roxo.

Sei que o preço é meio salgado no Brasil, mas vale o investimento nos casos em que se busca uma dieta menos calórica (para isso indico o preparo no vapor ou cozido) ou necessita de fontes do complexo B e minerais. Geralmente não preparo cozido, pois gosto do sabor que a manteiga adiciona aos aspargos frescos. Os brancos preparei poucas vezes e achei bem mais fibroso, por isso siga as recomendações abaixo para preparo do aspargo verde ou roxo.

Veja como fazer Aspargos Frescos Salteados na Manteiga

Preparando aspargos frescos na manteiga - Receita de Viagem

Ingredientes

  • Maço de aspargos frescos;
  • Manteiga;
  • Flor de sal;
  • Pimenta do reino;
  • Frigideira antiaderente.

Modo de preparo

Lave e seque bem os aspargos. Corte ou quebre a parte perto da base, que é mais dura e fibrosa (cerca de 5cm, ou onde sentir que cede com facilidade). Guarde esta parte (geralmente descartada) em um pote ou saco plástico e congele para fazer sopa (será nossa próxima receita!).

Aqueça a frigideira e coloque uma colher bem cheia de manteiga. Em temperatura média, pouco antes de começar a dourar a manteiga, adicione os aspargos. Use uma pinça para virar cada aspargo quando o mesmo estiver levemente dourado, para que cozinhem uniformemente. Este cozimento na manteiga demora entre 6 e 10 minutos, dependendo se forem mais grossos ou finos.

Durante o processo, coordene o fogo para que não fique quente o suficiente para queimar a manteiga mas dourar levemente os aspargos frescos, nem baixo demais para que liberem o fogo e cozinhem demais (ele precisa ficar levemente crocante!). Quando estiverem cozidos, retire a frigideira do fogo e tempere com pimenta e flor de sal. Abaixo, dicas de acompanhamento.

Aspargos frescos na manteiga - Receita de Viagem

Dicas

  • Na hora da compra, atente para a aparência: os aspargos devem ser firmes. Fique longe dos murchos. As pétalas da parte superior devem ser viçosas, firmes e de aparência opaça.
  • Aspargos mais finos cozinham mais rápido que os mais grossos, mas costumam ter parte externa mais crocante. Os outros costumam ser mais carnudos, mas ambos são ótimos.
  • Aspargos são um ótimo acompanhamento, mas podem ser estrelas em sopas, risotos e saladas.
  • Uma combinação de preparo rápido e nutritivo: frango grelhado, cuscuz e aspargos frescos sauté.

Aspargos com cuscuz e frango grelhado - Receita de Viagem

  • Por cozinhar rapidamente, este vegetal pode acompanhar com perfeição carnes grelhadas, como peixes e carne bovina. Vieiras são uma boa opção, para uma entrada mais leve e refinada, ideal para ocasiões especiais.

Vieira com aspargos frescos - Receita de Viagem

  • Aspargos salteados ficam excelentes se servidos com molho de limão, manteiga e flor de sal. Fiz para acompanhar salmão grelhado e salada de rúcula!

Salmão grelhado com aspargos na manteiga - Receita de Viagem

15 thoughts on “Aspargos frescos na manteiga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *