Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Petiscos, Receitas, Vegetariana

Antepasto de Berinjela – Receita da Talise

Mais uma receita mara da Talise, com todos os seus segredinhos. Apreciem sem moderação este delicioso Antepasto de Berinjela!

Mais Antepasto de Berinjela - Receita de Viagem

Em Porto Alegre há um restaurante italiano antiquíssimo, chamado “Copacabana” (não me perguntem o motivo do nome, não faço a menor ideia da relação com a praia carioca). No Copa, comi um Antepasto de Berinjela que mudou minha opinião sobre a mesma. O petisco tem tempero simples: alho, azeite de oliva e pimenta vermelha, bem ardidinha. Após minha primeira experiência com a berinjela do Copacabana, encasquetei que encontraria a fórmula secreta dela.

Após muito procurar, encontrei várias receitas cujas fotos se pareciam com o prato, mas, ironicamente, a que me seduziu foi uma menos “purista” (vejam bem, acho que o grande talento de um bom cozinheiro é conseguir realçar o sabor de um alimento com os temperos e acompanhamentos certos, poucos, mas, nesse caso, a mistureba dá muito certo!).

Ingredientes

Berinjela para Antepasto - Receita de Viagem

Para uma porção final do tamanho de um vidro de compota (400, 500g), uso:
– 2 berinjelas grandes;
– 1/2 pimentão vermelho;
– 1/2 pimentão amarelo;
– 1 cebola roxa grande;
– 3 dentes de alho;
– 2 colheres de vinagre (de vinho ou de maçã);
– 3 folhas de louro;
– 3 colheres de sopa de azeitonas em pedaços;
– 1 colher das de sopa de alcaparras;
– 1/2 meia pimenta dedo de moça sem sementes;
– sal, para desidratar a berinjela;
– pimenta do reino, orégano, coentro, esses, a gosto;
– azeite de oliva de boa qualidade.

Modo de preparo

O primeiro passo é preparar a berinjela. Eu costumo descascar, para facilitar o processo de picar em tiras, mas se você gosta da textura mais borrachudinha, use com casca. Faça fatias no sentido do comprimento, depois, empilhe as fatias e pique em tirinhas. A medida que for picando, coloque camadas de berinjela em um escorredor de massa e alterne com camadas de sal. Você pode usar o fino ou grosso, sem medo de ficar salgado, pois a berinjela será lavada. Deixe a berinjela desidratando por no mínimo duas horas. Ela reduz bastante de volume, e é essa a intenção mesmo.

Enquanto aguarda este processo, prepare o restante dos temperos: pique o alho em pedaços (eu gosto de pedaços pequenos, mas se você preferir, pode fatiar em lâminas, fica bonito no vidro), a cebola e os pimentões em tiras, a pimenta em pedacinhos. Refogue em um fio de azeite, acrescente o vinagre e deixe evaporar um pouco. Desligue a panela e acrescente os demais ingredientes (azeitonas, alcaparras, louro, orégano, pimenta do reino e coentro (pode usar em grãos inteiros, se preferir).

Feito isso, volte à berinjela, que deve ser bem lavada em água corrente e espremida com as mãos. Por último, coloque em um pano limpo e torça, para retirar o máximo possível de água. Agora, é só juntar a berinjela ao refogado, colocar em um vidro que possa ser hermeticamente fechado e cobrir com azeite de oliva. Dura, tranquilamente, 15 dias na geladeira. Fica mais gostoso depois do terceiro dia, quando os sabores todos se fundiram.

Antepasto de Berinjela - Receita de Viagem

Sirva com torradinhas, no sanduíche, em fatias de baguete, no pãozinho francês sem miolo… ou até mesmo puro, fica delicioso!

Antepasto de Berinjela da Talise - Receita de Viagem

One thought on “Antepasto de Berinjela – Receita da Talise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.