Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Ano Novo em Bruxelas

Se no Natal a cidade ficou quase vazia, na virada do ano é bem diferente. Confira o que fazer no Ano Novo em Bruxelas!

Fogos na virada do Ano em Bruxelas - Receita de Viagem

Fogos na virada do Ano em Bruxelas.

Queria muito ter feito um post com dicas de #oquefazer no Natal em Bruxelas, mas realmente não encontrei opções! Tudo fechou e logo depois do almoço no dia 24, a cidade estava mega silenciosa. Só estive na rua logo cedo, mas espero que os turistas tenham encontrado algumas opções de refeição natalina.

Mas se por um lado, nos dias 24 e 25, tudo estava um tanto off, o Ano Novo em Bruxelas promete! Falo isso por ter visto intensa programação com festas e jantares para todas as tribos e paladares se divertirem muito na virada do ano.

Não pretendo aqui listar festas específicas, pois são inúmeras. Apenas indicarei como encontrar a festa que mais tenha a ver como o que você gosta e procura, além de explicar como funciona a queima de fogos no centro da cidade. Então, escolha a sua festa e Feliz Ano Novo!

Tradição

Os belgas geralmente costumam se reunir com suas famílias em casa para celebrar o Ano Novo. Normalmente, antes da virada, perto das 23h30, todos saem para a rua, em direção à praça mais próxima, para ver os fogos e confraternizar.

Agricultores e crianças da Bélgica tem algumas tradições especiais: os primeiros, costumam pedir bênção para os animais, que tanto ajudam no trabalho diário; já as crianças, costumam guardar dinheiro durante o ano para comprar papéis coloridos, para escrever mensagens para a família, que são lidas na manhã do primeiro dia do ano.

Para comemorar

Na Bélgica não é proibido beber na rua, mas conforme informativo que recebemos da prefeitura, é proibido entrar na área reservada para a festa de Ano Novo (fogos de artifício, entre a Bourse e a De Brouckère com: fogos de artifício, facas e canivetes, armas, mochilas e garrafas. 🙁

No site da prefeitura não tem essa informação. No ano passado, nós não tivemos problemas em sair na rua com garrafas, mas também não entramos na área determinada acima. Mesmo assim, conseguimos ver os fogos plenamente!

Se deseja comemorar sentindo sabores belgas, recomendo as seguintes cervejas: Deus (cerca de 13 euros no Carrefour e comercializada em garrafa de champagne) e a St Feuillien Grand Cru ( aproximadamente 2 euros em qualquer supermercado). Aproveite o clima outonal e agradável que tem feito em Bruxelas e vá para a rua comemorar!

Cerveja Deus - Receita de Viagem

Cerveja Deus, no nosso Ano Novo de 2014 para 2015.

Mais St Feuiliien Grande Cru - Receita de Viagem

Até o rótulo da Mais St Feuiliien Grande Cru combina com o Ano Novo!

Fogos de artifício na virada do ano

A véspera de Ano Novo em Bruxelas é um dia de muito movimento na cidade, por conta do grande número de pessoas que vem assistir a queima de fogos, que acontecerá novamente na Place de Brouckère. Outros grandes pontos de concentração de pessoas no centro da cidade são as regiões da Bourse e da Grand Place.

A recomendação dos organizadores é de que não venha para o local da queima dos fogos portando malas, mochilas ou bolsas grandes. Para melhor organização do evento, estações de metro De Brouckère, Bourse, Lemonnier e Anneessens estarão fechados a partir das 19h. Quem deseja vir para o centro de Bruxelas para ver a queima dos fogos, terá que fazer, independente do meio de transporte, a partir das estações Central, Rogier ou Midi, a partir das 19h.

A festa entre a Place de Brouckère e a Bourse começa às 20h. Às 23h, concentra-se na de Brouckère e termina à 1h. Além dos fogos, animação com DJ e show de luzes.

Place de Brouckere no Ano Novo em Bruxelas - Receita de Viagem

Show de luzes no Ano Novo na Place de Brouckère.

Baladas, jantares e afins

Mais do que nunca, o Ano Novo é a oportunidade para Bruxelas mostrar como é uma cidade versátil. Nesta ocasião, restaurantes, hoteis, bares, casas noturnas e pubs organizam festas e jantares. São opções para todos os gostos e todos os bolsos.

Se você não deseja passar a virada do ano na rua, como milhares de pessoas fazem, a dica é “encontrar a sua festa”. Mas como se não vivo em Bruxelas? Confira as dicas:

  • Pesquise no site ou Facebook dos restaurantes, bares, casas noturnas e pubs que conhece ou gostaria de conhecer, para verificar a programação para a data. O La Quincaillerie, por exemplo, é um dos restaurantes que estará aberto na noite de Ano Novo, oferecendo um menu incrível. Lembre-se que sempre é possível entrar em contato, ver se o local estará funcionando, se tem alguma programação especial, além de fazer reserva;
  • Através do site Happy Brussels você pode adquirir ingressos para participar de festas em Bruxelas, para agradar qualquer gosto. Opções com hip hop, rock, techno e até mesmo, festas gay friendly fazem parte da lista. O mais legal desse site é que o ingresso, além de dar acesso para as festas, oferece outras vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.