Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Molhos

Amatriciana por Amatrice

Iniciativas sociais promovendo o prato tradicional de Amatrice e região da Itália atingidas por um terremoto esta semana devem servir de inspiração para chefs e amadores colaborarem.

Pasta all'Amatriciana - Receita de Viagem

Pasta all’Amatriciana.

Esta semana, fomos surpreendidos com a triste notícia de um terremoto na região do Lázio na Itália, que deixou quase 300 mortes e destruiu construções históricas das cidades de Accumolo, Amatrice, e Pescara del Tronto. Outras cidades da região montanhosa do centro do país, Castelluccio e Norcia, na Umbria, também foram fortemente danificadas.

Amatrice, como indica o nome, é o berço de um dos pratos mais emblemáticos da Itália, a Pasta all’Amatriciana, massa feita com molho de tomate, guanciale e queijo pecorino. Este final de semana em especial, a cidade se preparava para sediar a 50º Festa Anual dell’Amatriciana. Ao invés disso, equipes de resgate seguem vasculhando a cidade devastada à procura de sobreviventes.

Apesar de toda a tristeza, agora se inicia o longo e difícil trabalho de recosntrução. E para isso, existe uma mobilização grande para quem quer ajudar. Ao final deste post, listo iniciativas e formas de ajudar, para quem tiver interesse, e peço a todos que ajudem compartilhar este post para que a informação sobre como colaborar com as cidades tenha maior alcance.

Abaixo compartilho a receita original de Pasta all’Amatriciana, com indicação de ingredientes para substituir os originais pois sei que nem sempre é possível é fácil encontrar os mesmos. Por fim, se esta receita te inspirar para preparar uma bela Amatriciana, peço que façam por Amatrice e compartilhem nas redes sociais divulgando as formas de ajudar a região atingida pelo terremoto.

Pasta all’Amatriciana

A receita original de molho criada há séculos na região de Amatrice na Itália é hoje patrinômio gastronômico do país, e surgiu como uma refeição nutritiva e calórica para alimentar pastores que trabalhavam nas encostas das montanhas. No princípio não levava tomate, mas com a chegada dos mesmos na Europa no século 16, prestou-se de forma digna a encorpar o prato.

Apesar de muitos restaurantes adicionarem alho e cebola no preparo do prato, reforço que tradicionalmente o prato leva 6 ingredientes: massa (bucatini ou spaghetti), tomate San marzano, guanciale (bochecha de porco curada, de sabor mais delicado e adocicado que o bacon), vinho branco, queijo pecorino e pimenta vermelha em flocos. Se você encontrar estes ingredientes específicos, o preparo segue o mesmo indicado abaixo.

Abaixo segue indicação sobre como fiz a massa, com os ingredientes que encontrei nas proximidades. Medidas para servir duas pessoas.

Inggredientes Amatriciana - Receita de Viagem

Ingredientes Amatriciana.

Ingredientes

  • 250 g de spaguetti grano duro;
  • 300 g de bacon;
  • 120ml de vinho branco (algum de sabor leve, um pouco adocicado e frutado);
  • 4 tomates (usei 3 San Marzano e um redondo)
  • 60g de queijo pecorino (pode usar parmesão, caso não encontre pecorino);
  • 1 pimenta dedo de moça;
  • Pimenta preta moída;
  • Azeite (use o mais saboroso que puder!).

Modo de preparo

Remova a casca e a semente dos tomates. Aqui neste post tem várias dicas de como pelar tomate. Ao mesmo tempo em que aquece a água para cozinhar a massa, aqueça uma frigideira ou panela antiaderente. Corte o bacon em cubos ou tiras e coloque para fritar com um pouco de azeite, até que esteja com a gordura transparente.

Bacon - Receita de Viagem

Bacon.

Enquanto isso, corte os tomates já descascados e sem sementes em cubinhos. Quando o bacon estiver pronto, coloque o vinho e deixe cozinhar até o álcool evaporar. Somente nesta hora coloque os tomates e as pimentas em quantidades ao seu gosto. Ajuste sal, se precisar.

Molho Amatriciana - Receita de Viagem

Molho Amatriciana.

Quando a massa estiver cozida, escorra e regue com o molho. Já no prato, adicione ao seu gosto o queijo pecorino ralado. Buon appetito!

 

Como ajudar

  • NIAF, a Fundação Nacional Ítalo-Americana, está arrecadando dinheiro através do seu programa de ajuda, para financiar esforços de reconstrução a longo prazo;
  • A Cruz Vermelha Italiana, uma das organizações que está trabalhando no local, continua a fornecer os esforços de resgate e ajuda e monitorar as necessidades no local. Você também pode doar aqui e aqui;
  • Global Giving, uma organização financiada por quem está arrecadando dinheiro para os esforços de socorro e recuperação. A Global Giving irá distribuir as doações para organizações locais que trabalham para fornecer aos sobreviventes itens essenciais, como alimentos, água e medicamentos, além de necessidades de recuperação de longo prazo;
  • OIPA Itália: Esta organização internacional de resgate de animais está ajudando a arrebanhar os animais e coletar alimentos para animais, coleiras, tigelas de comida e outros itens.

Existem muitas outras iniciativas que podem ser apoiadas, como a organizada pelo fundador do International Food, Carlo Petrini, que iniciou uma campanha pedindo que restaurantes coloquem o prato de massa com molho Amatriciana no cardápio, para doar parte de seus lucros na ajuda e reconstrução da região afetada pelo terremoto.

Iniciativa para restaurantes - Receita de Viagem

Em homenagem ao 50º Festa Anual dell’Amatriciana que deveria ocorrer neste final de semana, todos estão sendo convidados a doar e postar uma foto do seu preparo do prato tradicional, como forma de incentivar as doações. Para participar, além de postar uma foto de sua Pasta all’Amatriciana, convidando seus seguidores para doar e usando a hashtag #VirtualSagra. (Sagra é o nome do evento que foi cancelado, conforme imagem abaixo).

Cartaz original do evento que foi cancelado - Receita de Viagem

Cartaz do evento original que foi cancelado, por isso o uso da hashtag #VirtualSagra, para divulgar a necessidade de doação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.