Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Legumes, Receitas, Vegetariana

Abobrinha refogada com cogumelos

Dica de hoje nem é bem uma receita, mas uma sugestão de preparo que pode ser usada como acompanhamento ou incrementar pratos: Abobrinha refogada com cogumelos. Mais uma para nossa lista de preparos com legumes e vegetais.

IMG_20141221_135951

Abobrinha refogada com cogumelos frescos e salsa.

Sou daquelas que aproveita a situação – no caso, alimentos sobrando na geladeira – para criar novos pratos e evitar desperdício. Ocorre que isso é muito comum com vegetais aqui em casa: como cozinho geralmente para duas pessoas, abobrinha, bandeja de cogumelos, pimentões, brócolis e berinjela, acabam sempre meio que “sobrando”, pois raramente uso por completo em um preparo.

E uma das combinações que mais me agrada (e preciso me controlar para não colocar em tudo!) é Abobrinha refogada com cogumelos. Você vai ver que o preparo não tem nada demais, por isso nem ousei chamar de receita, mas fica o registro como uma excelente sugestão para quem quer dar um sabor mais cremoso e amanteigado para um prato ácido.

E o preparo não poderia ser mais simples: corto os legumes em cubinhos, aqueço uma caçarola, coloco manteiga. Quando ela estiver começando a dourar (isso ajuda a deixar os alimentos com leve gosto de nozes!), adiciono os legumes picadinhos. Se tenho pressa, coloco para refogar em conjunto – eles tem um tempo de cozimento (muito rápido) bem similar. Ajusto o sal e sirvo com o que for o prato do dia. Se apreciar, pode adicionar salsinha picada.

Confira algumas sugestões de “uso” de Abobrinha refogada com cogumelos.

Complemento

Sopa de tomate com abobrinha refogada - Receita de Viagem

Sopa de tomate.

Este refogado simples pode servir de complemento para pratos como sopas e carnes refogadas. No caso da sopa de tomates, por seu sabor untuoso, ajuda na redução da acidez.

Acompanhamento

Como já comentei aqui, sou muito fã de legumes e vegetais de cocção rápida, refogados, servidos como acompanhamento. Esta combinação de abobrinha + cogumelos refogados completa uma refeição que já tenha carne, arroz e salada, por exemplo.

Finalização

Abobrinha refogada, pure de aipim e carne assada - Receita de Viagem

Abobrinha refogada, purê de aipim e carne assada

Dizem que se come também com os olhos e sou muito adepta de teoria de que precisa ter sempre um “verdinho” no prato. Neste, o refogado não só deixa o prato mais colorido, como também mais saboroso e nutritivo.

Petisco

Sou muito fã de antespastos em geral, para se comer com pães e torradinhas. Além do Antepasto de Berinjela, gosto de preparar Baba Ganoush Tomate Concassé levemente refogado. Mas esta Abobrinha refogada com cogumelos em cubinhos bem pequenos é uma excelente opção vegetariana de petisco!

One thought on “Abobrinha refogada com cogumelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.