Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária

9 Alimentos para fazer em casa e não comprar pronto

A busca por refeições saudáveis vai além de uma dieta cuidadosa e preparar determinados alimentos em casa ao invés de comprar pronto, deve ser prioridade. Veja dicas do que você pode fazer!

Molho de tomate pronto: o primeiro que pode ser cortado da lista do supermercado.

Molho de tomate pronto: o primeiro que pode ser cortado da lista do supermercado.

Até bem pouco tempo atrás, era bem difícil encontrar cogumelos frescos para alimentação no Brasil. Tanto que champignon em conserva era para muitos, a única opção de consumo. Na Europa, a variedade disponível nos supermercados e feiras é grande e a preferência é pelos produtos frescos.

Logo que cheguei na Bélgica, tentei usar cogumelo paris fresco para algumas receitas onde costumava usar champignon em conserva e não aprovei o resultado. Tentei aderir as poucas opções enlatadas e não gostei de nenhuma – eram um tanto quanto adocicadas e de aparência terrível. Diante disso, uma ideia: posso eu mesma fazer as minhas conservas!

Antigamente não se comprava quase nada enlatado e os alimentos preparados em casa continuam sendo a opção mais saudável, econômica e saborosa que podemos ter. Por isso seguem dicas de 7 alimentos que você pode fazer de forma fácil ao invés de comprar pronto. Na medida em que estiver craque, vou compartilhando aqui as receitas e dicas de preparo.

1 – Geleias

Certamente este é o fim mais honesto que se pode dar para as frutas que estão passando do ponto. Sem contar que seu uso vai muito além das torradinhas: eu faço para incrementar sobremesas, cobrir cheesecake, rechear panquecas e crepes e uso até como calda para o sorvete.

Aguarde receitinha em breve. A da foto é a primeira que fiz aqui, de morango.

Geleia caseira de morangos - Receita de Viagem

2 – Compotas e conservas

É a melhor opção para frutas e legumes de época. Pepinos, pêssegos e até mesmo champignon terão o sabor que mais lhe agradar se as conservas forem feitas em casa. Eu não gosto de pepinos em conserva com muito vinagre e fazer meu próprio, é, neste caso, a solução mais apropriada e saudável.

3 – Massas

Sou suspeita para falar, pois sou muito fã de massa caseira. E faço da maneira mais simples possível: ovos, farinha e um fio de azeite. As recheadas dão um pouco mais de trabalho, mas vai por mim: depois que se tem prática de fazer massa caseira, qualquer outra será sem graça.

Abaixo, foto de um teste com manjericão na massa. Em breve postarei a receita.

Macarrão caseiro com manjericão - Receita de Viagem

4 – Pães

Pode parecer complicado fazer sempre pão em casa (para quem não tem uma panificadora!), mas existem receitas bem mais fáceis e práticas como o soda bread. Ainda não testei esse, mas estou bem a fim de testar, além da receita de baguette.

Abaixo minha tentativa de fazer um pão normal e um pão integral com malte (que obviamente não deu certo, pois coloquei pouco fermento).

Pão caseiro - Receita de Viagem

5 – Caldos

Nas cozinhas profissionais (e esta é a recomendação de qualquer chef) não se usa caldo de carne, galinha e legumes pronto. E aqui jogo lanço meu truque para quem quer fazer isso de forma prática: legumes que estão quase passando do ponto, ossos de frango e carne que não uso em receitas, congelo e uso para fazer caldos para risotos e outras receitas. É minha forma de aproveitar ao máximo todos os alimentos, descartando somente aquilo que é essencial e aproveitando o sabor que os ossinhos cozidos podem nos fornecer.

Abaixo, preparo caldo de carne para risoto.

Caldo de carne - Receita de Viagem

6 – Sorvete

Com leite, sem leite, de frutas, de chocolate…o que mais importa em um sorvete feito em casa que é ele conterá apenas os ingredientes que você quer. Nada pode ser mais saudável que isso. Sem contar o sabor!

7 – Molhos

Eu nunca fui muito fã de molho de tomates. Comprava pronto para usar apenas como base para cachorro quente e outras carnes. Até que descobri essa receita de molho alla marinara feito com tomates frescos e…não consigo mais usar esse tipo de molho pronto! Sei que descascar é um pouco trabalhoso, mas o sabor é mil vezes melhor. Até o tomate pelado enlatado da melhor marca passa a ser desagradável depois que você se acostuma a fazer molho de tomates em casa.

A foto que ilustra o começo desse post é da última vez que preparei meu marinara, na semana passada.

8 – Manteiga

Sou do tempo em que tinha em casa leite vindo direto da colônia, bem fresco. Leite tão encorpado que conseguia extrair nata umas 4 vezes depois de ferver. De forma muito simples fazia com ela manteiga, apenas batendo a mesma com uma colher e extraindo o soro que se separava da gordura. Aqui neste site tem receita para quem desejar fazer a própria manteiga, com creme de leite fresco.

9 – Leites vegetais

Para quem não quer ou não pode consumir lactose, leites vegetais são uma boa pedida! Sem contar que comprar pronto é mega caro e os leites vegetais costumam ser extremamente saborosos. No No Sugar Foods tem receita de leite de coco, leite de castanhas e dica para o leite de amêndoas. Site é bem legal e tem várias dicas para quem busca uma alimentação saudável. Recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.